Beba com moderação! Estudo indica que álcool em excesso pode causar GRAVE doença

Novos estudos de Harvard revela que o excesso de álcool tem aumentado os casos de câncer.

Na atualidade, vemos cada vez mais a humanidade, nesse caso, especificamente os cientistas, encontrando curas para doenças que antes reduziram sociedades a nada.

Isso é extremamente perceptível ao vermos que a expectativa de vida na Idade Média era de cerca de 30 anos, enquanto hoje em dia, em muitos países, ela passa de 70 anos.

Sendo assim, compreendemos que cada vez mais as pessoas estão protegidas graças ao trabalho dos cientistas. Algo inclusive visto recentemente, com a pandemia de covid-19, quando “rapidamente” os cientistas de todo o mundo conseguiram desenvolver vacinas que impediam a proliferação e a taxa de mortalidade do vírus.

Porém, existem doenças que não são fáceis de se solucionar, sendo a principal delas o câncer. O câncer é a morte natural das células, ou seja, é algo muito complicado de ser resolvido ou para o qual encontrar uma cura.

No entanto, os cientistas se esforçam para ao menos preveni-lo ou as formas como aparece. Assim, uma das formas de se prevenir o câncer é descobrir o que pode causá-lo, como pegar muito sol durante muito tempo pode lhe causar câncer de pele.

Mas, recentemente, o site da escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard revelou um novo causador de câncer.

cerveja
Foto: Getty Images

Álcool em excesso pode causar câncer?

O site se chama Cancer FactFinder e tem grande base de estudo por trás de seus dados. Desse modo, apresentou que o consumo de bebidas alcóolicas pode ser um grande causador de vários tipos de câncer.

Segundo a nota oficial publicada no site, que pertence à Universidade de Harvard:

“Há um forte consenso de que o uso de álcool pode causar vários tipos de câncer, e foi classificado como cancerígeno do Grupo 1 pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC).”

O Grupo 1 citado na nota é referente aos tipos de câncer que afetam seres humanos. Em adição a isso, revelou-se que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar câncer na cabeça, no pescoço, esôfago, fígado, na mama e no reto.

De acordo com a pesquisa, esses tipos de câncer são possíveis por conta do acúmulo de acetaldeído, o qual está presente em microscópicas quantidades nas bebidas alcóolicas, por ser um derivado do álcool.

Sendo assim, tomar moderadamente bebidas alcoólicas não afetará a sua vida, porém o excesso pode causar os problemas apresentados pelo estudo.

você pode gostar também