Bateria chinesa promete até 5 anos de duração antes de começar a degradar

A bateria promete não apenas mais autonomia e durabilidade, mas também recargas mais rápidas.

Carros elétricos, apesar de sustentáveis e eficientes, estão distantes da realidade da maioria dos brasileiros. Um dos motivos é a degradação da bateria, o que é muito inconveniente.

Felizmente, graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos, uma empresa chinesa divulgou o lançamento de uma bateria que não desgasta nos primeiros cinco anos.

Agora, a expectativa é de que novos modelos sejam lançados no mercado, tornando esses veículos mais atraentes e sustentáveis.

São 6,25 MWh por bateria, gerando muita autonomia – Imagem: Divulgação/CATL

Uma revolução no mercado

Recentemente, tem crescido a necessidade de inovações que prolonguem a vida útil das baterias.

Com isso em mente, a CATL, gigante chinesa na produção de baterias para veículos elétricos, lançou o TENER.

Esse sistema de armazenamento de energia, além de ter uma degradação reduzida, diminui o tempo para recuperar.

Para isso, conta com uma arquitetura única que utiliza a combinação de eletrólito sólido e tecnologias de eletrólito automontadas.

Dessa forma, os íons se movimentam sem perda de potência, aumentando significativamente sua eficiência. Com isso, as baterias duram muito mais, chegando até 15 mil recargas completas.

Por essa razão, os ambientalistas e especialistas em carros elétricos tem altas expectativas com a tecnologia.

Afinal, com o lançamento de sistemas de armazenamento mais eficientes e duráveis, a transição para uma economia mais verde parece mais viável. Ou seja, os carros a combustíveis fósseis podem ser menos usados.

O crescimento já é realidade

Em 2022, a Noruega emergiu como o líder indiscutível na venda de carros elétricos e híbridos. Na época, tais modelos representavam 88% de todas as vendas de veículos no país.

Já na China, o país que mais produz automóveis no planeta, as vendas de elétricos ou híbridos representaram 29% das vendas, no mesmo ano.

É um mercado que tem crescido bastante, mas que ainda exige mais investimentos em infraestrutura, políticas de incentivo e educação sobre os seus benefícios.

Portanto, o lançamento de baterias e acessórios mais eficientes pode contribuir para o seu desenvolvimento.

Com informações do site Olhar Digital.

você pode gostar também