Barriga de chope: mito ou verdade? Descubra a influência da cerveja em nosso corpo
Há muitos comentários a respeito da famosa barriga de chope. Mas, será que a cerveja é mesmo responsável por isso?
Podemos dizer que, desde a antiguidade até os dias atuais, a cerveja tem sido uma fiel companheira da humanidade. Não é à toa que essa bebida tem uma longa história e inúmeros significados.
Contudo, ao consumi-la constantemente, é possível perceber alguns efeitos colaterais nada agradáveis para o nosso corpo, como, por exemplo, a dependência química e outros problemas de saúde.
No entanto, há quem se preocupe também com a velha e conhecida barriga de chope. Isso porque muitos consumidores começaram a questionar se é algo verídico ou apenas mito.
E se você também possui a mesma curiosidade, aqui fornecemos a resposta e ainda esclarecemos qual tipo de cerveja é mais saudável: a artesanal ou a industrializada, que compramos em qualquer lugar.
Foto: Jack Andersen/Getty Images
O que a cerveja faz com nosso corpo?
Mas, antes de irmos direto ao assunto, a tão falada “barriga de chope” tem levantado muitas dúvidas e questionamentos entre os apreciadores de cerveja. Para aqueles que não conhecem o termo, podemos caracterizar esse efeito como uma sensação de estufamento, isto é, você sente sua barriga pesada após ingerir a bebida.
Os motivos para isso são vários, como a quantidade de calorias ingeridas, o gás presente na cerveja e a ingestão excessiva da bebida. Esses três são apenas alguns dos fatores que podem causar a famosa barriga de chope nos consumidores.
Sem mencionar que, quando o assunto é sair para beber, é claro que não pode faltar um acompanhamento, que muitas vezes acaba sendo consideravelmente gorduroso, intensificando ainda mais a sensação de estufamento.
A cerveja artesanal é melhor?
Diante dessas informações, a melhor alternativa é beber as cervejas artesanais. No entanto, prefira as do tipo Pilsen e Lager, que possuem baixas quantidades de calorias em comparação com as cervejas industrializadas.
Por outro lado, se você não abre mão destas, a melhor pedida seria a puro malte, que também apresenta baixas quantidades de calorias.
É necessário mencionar que escolher outros tipos de cerveja não é o único fator que influencia na redução da barriga de chope. A quantidade de bebida ingerida pelo indivíduo e os demais hábitos alimentares durante a semana também são relevantes.