Google lança o Bard, chatbot que promete ser grande rival do ChatGPT
As respostas do chatbot ainda não são totalmente precisas.
Na última terça-feira (21), a Google iniciou o lançamento público do seu chatbot, o Bard. Os primeiros testes com a ferramenta vão acontecer nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Por sua vez, os demais consumidores devem entrar numa lista de espera para ter acesso ao programa, que, por hora, só está disponível para testadores aprovados.
O chatbot da Google é resultado de uma corrida tecnológica de inteligência artificial (IA) entre o buscador e a Microsoft com o ChatGPT, criado pela OpenAI.
A intenção dessas tecnologias é oferecer uma nova forma das pessoas trabalharem e fazerem negócios no processo.
O que é o Bard?
Bard for desenvolvido pelo Google como um experimento que facilita a colaboração com inteligência artificial generativa. Essa tecnologia depende de dados anteriores para criar suas respostas, ao invés da identificação do conteúdo.
Tanto o ChatGPT quanto o Bard são uma tecnologia de criação de rascunhos para processadores de texto e outros programas de colaboração. Dessa forma, algumas ferramentas de marketing, por exemplo, poderão desenvolver seus próprios apps baseados em inteligência artificial.
O diretor sênior de produtos da Google, Jack Krawczyk, explica que a dinâmica que impulsiona o lançamento dessa ferramenta está focado para aumentar a produtividade, acelerar ideias e curiosidade dos usuários.
Os primeiros passos de Bard
A Reuters testemunhou uma demonstração da capacidade da ferramenta do site bard.google.com. Nessa ocasião, Krawczyk demostrou como o programa produz blocos de texto em um instante. Este é um avanço considerável frente ao seu concorrente, o ChatGPT, que digita as respostas palavra por palavra.
Além disso, o chatbot da Google é capaz de oferecer três versões diferentes de respostas possíveis para a demanda do usuário. No entanto, a ferramenta ainda enfrenta um desafio de precisão.
Por exemplo, no mês passado, durante um vídeo promocional, o programa respondeu a uma pergunta incorretamente. Isso afetou o valor de mercado da Alphabet, controladora da Google, que reduziu em 100 bilhões de dólares!
O Google recorreu a esses erros e limitações da tecnologia e por isso será muito prudente no ritmo de implementação e disponibilidade da ferramenta.