Tomar banho frio faz bem à saúde? Estudos apontam resposta surpreendente
Será mesmo que tomar banho de água gelada é bom para a nossa saúde?
Você sabia que banho frio pode trazer diversos benefícios para a saúde mental e física? Diversos estudos apontam impactos positivos na vida de pessoas que tomam banho de água fria.
No início do século XIX, foram desenvolvidos os primeiros chuveiros frios por médicos com o objetivo de “resfriar cérebros quentes e inflamados e incutir medo para domar vontades impetuosas”, sendo amplamente utilizados em asilos e prisões.
Recentemente, a partir de novos estudos, a prática de tomar banho gelado com o objetivo de melhorar a saúde está voltando.
Tomar banho de água gelada é bom para a saúde?
De acordo com um estudo realizado na Holanda, as pessoas que tomam banho gelado tiram menos licenças médicas do trabalho do que as que tomam banho com água quente.
O estudo foi realizado com mais 3.000 pessoas, divididas em quatros grupos. Todos os participantes foram orientados a tomar banho com água quente diariamente.
No entanto, um dos grupos foi instruído a finalizar o banho com 30 segundos de água fria, enquanto outro grupo deveria ser com 60 segundos e um terceiro grupo com 90 segundos.
Já o último grupo seguiu somente o protocolo do banho quente. Nesse sentido, todos os grupos seguiram as diretrizes ao longo de meses.
Após três meses, foi possível observar que as pessoas que tomaram banho de água fria tiveram uma redução de 29% nas licenças médicas.
Infelizmente, a razão pela qual a água fria pode melhorar nossa saúde ainda não está clara. No entanto, alguns cientistas apontam que essa melhora tem a ver com o reforço do sistema imunológico.
Além disso, um estudo feito na República Tcheca apontou que a imersão em água fria por três vezes na semana, durante um período de seis semanas, apresentou um estímulo leve no sistema imunológico dos “jovens atléticos” que participaram da pesquisa.
Contudo, ainda é necessário realizar mais estudos para compreender os impactos positivos do banho gelado na nossa saúde mental e física para confirmar tais resultados.
No entanto, ao que tudo indica, a água tem um potencial de ativar o sistema nervoso simpático, produzindo o hormônio noradrenalina, aumentando a frequência cardíaca e da pressão arterial, de modo a melhorar a saúde.