Baidu vai desenvolver ferramenta semelhante ao ChatGPT, e Microsoft pode ter forte concorrente
Fonte afirma que empresa chinesa pretende desenvolver Inteligência Artificial para um chatbot.
Um dos assuntos do momento é o ChatGPT, uma Inteligência Artificial (IA) capaz de produzir conteúdos semelhantes às criações humanas. O ChatGPT da OpenAI foi desenvolvido pela Microsoft, que investiu em torno de US$ 1 bilhão e segue em análises e melhorias, de acordo com informações da Reuters.
E depois de tamanha repercussão e de conquistar milhares de usuários em alguns meses, a OpenAI terá uma concorrente. Isso porque o Baidu planeja desenvolver o mesmo tipo de ferramenta de IA, criando seu próprio chatbot.
Para quem não conhece, Baidu é uma empresa de tecnologia chinesa que fornece serviços de busca na internet, publicidade on-line, IA e outros produtos tecnológicos.
Além da busca na web, a empresa chinesa oferece serviços como mapas, mídia social, e-commerce, jogos e aplicativos de produtividade. Ela tem forte presença na China e na Ásia, mas está expandindo para diversas partes do mundo.
Na China, já existem chatbots, mas os mecanismos estão ligados à interação social, enquanto o ChatGPT está voltando para atividades profissionais como programação, criação de textos, pesquisas, dentre outros.
A fonte da informação revelou que o Baidu pretende investir na tecnologia na qual o chat responde às demandas de seus usuários. A empresa, no entanto, não comentou sobre o assunto.
Entenda como funciona o ChatGPT da OpenAI
A IA tem uma tecnologia de processamento de linguagem natural. Além disso, treinaram-na usando grandes quantidades de dados da internet.
Isso permite que o ChatGPT responda a perguntas e realize tarefas de conversação de forma realista e convincente. Podemos usar o ChatGPT para aplicações como chatbots, assistentes virtuais e traduções.
Além disso, como um modelo de linguagem natural e de vasto conhecimento, é possível treinar o ChatGPT em novas tarefas específicas, como resumir textos ou responder a perguntas técnicas.
Em resumo, quando o usuário faz uma solicitação como “explique a teoria do Big Bang”, o chat imediatamente reúne todas as informações armazenadas em seus dados e envia um texto explicando a teoria de forma natural, simples e até mesmo sem plágio.
Atualmente, a ferramenta está disponível gratuitamente, mas o que se espera é que, devido à grande demanda, a Microsoft futuramente cobre algum preço do usuário. Entretanto, a pioneira de tecnologia ainda não comentou sobre cobrar por assinatura.