Baba Yaga: conheça a lenda por trás do codinome de John Wick
Seu verdadeiro significado não é exatamente o que pensamos; entenda.
A franquia “John Wick” teve sua estreia em 2014 e, de lá para cá, já gerou três continuações de muito sucesso. Considerado um clássico moderno, o filme acompanha um lendário assassino que se vê forçado a sair da aposentadoria em busca de vingança.
Durante os filmes, vemos o personagem ser chamado por muitos nomes, mas um deles se destaca, o codinome Baba Yaga. As produções restantes detalham a origem do codinome de John Wick, no entanto, a explicação por trás do apelido não é exatamente como nos contaram.
O lendário Baba Yaga
No submundo dos matadores de aluguel, John Wick é conhecido como Baba Yaga. O apelido foi dado a ele por outros assassinos devido a sua implacabilidade ao cumprir um serviço, tornando o personagem quase lendário no submundo do crime.
O termo é, muitas das vezes, erroneamente traduzido como “bicho-papão”, o que é uma alcunha perfeita para um assassino tão hábil como John. Porém, essa tradução livre induz ao erro, já que as duas criaturas, a Baba Yaga e o bicho-papão, são bem diferentes.
A verdadeira Baba Yaga
A Baba Yaga é uma criatura oriunda do folclore eslavo, muito popular em países como a Rússia, Polônia, Ucrânia e Bulgária. Ela é retratada como uma mulher idosa que vive nas florestas, uma típica bruxa das histórias infantis.
Os aspectos mais interessantes da história desse ser fantástico são a sua moradia, que é uma espécie de cabana com pernas de galinha capaz de se movimentar por toda a floresta, além de sua predileção por crianças como forma de se alimentar.
Embora seja muitas vezes representada como maligna, a Baba Yaga é bastante ambígua. Em algumas histórias, ela também auxilia heróis em suas jornadas, mas não sem antes pedir que eles provem seu valor ao realizar algum favor a ela.