Para maiores: após polêmicas, Austrália quer classificar jogos com ‘loot box’ como +18
'Loot boxes' estão dando o que há um bom tempo!
Os problemas com as “loot boxes” parecem que vão ganhar mais um episódio na enorme confusão. Isso porque o governo da Austrália está estudando classificar os jogos que contam com esse tipo de esquema para maiores de 18 anos.
A ideia é dar regras mais rígidas para esse tipo de jogo, a fim de evitar prejuízos para os jogadores. Um exemplo é que, há pouco tempo, a PlayStation foi condenada a reembolsar alguns jogadores por conta da compra dessas “loot boxes“.
O governo australiano está criando um projeto que regulamenta essa ferramenta para maiores de 18 anos, ou seja, se isso for aprovado, apenas adultos poderão comprar jogos que contenham “loot boxes“. O projeto seria uma cópia do que foi aplicado na Albânia, evitando que crianças e adolescentes tenham acesso a jogos dessa categoria.
Para a Austrália, títulos como “NBA 2K”, “FIFA” e outros importantes jogos do mercado de games podem ser considerados apostas simuladas. Isso permite que os usuários gastem dinheiro para testarem a sua sorte, sem saber o que irão receber nas caixas misteriosas que são adquiridas.
O que é ‘loot box‘?
Traduzida literalmente como “caixa de recompensas“, essa categoria de jogos permite que você compre caixas e baús que dão itens aleatórios nos games.
Jogos como “Overwatch“, “Star Wars Battlefront 2” e “Clash Royale” são alguns dos títulos que usam o esquema de “loot box“. O “FIFA“, famoso game de futebol, também conta com esse tipo de recompensa, mas ela não é tão bem vista em relação à sua usabilidade.
Para que o projeto de regras mais rígidas para as “loot boxes” seja aprovado na Austrália, é necessário o apoio e os votos de diversos estados. Portanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido, mesmo que muitos locais vejam essa tática como algo prejudicial para os jogadores.