Atuações dignas de Oscar

Apesar do que algumas pessoas como Tom Holland alegaram, O Oscar não ignorou totalmente o gênero de quadrinhos

Os longas de Pantera Negra e Coringa forma os únicos do gênero de quadrinhos que receberam indicações de Melhor Filme até o momento. Poucas atuações, em filmes de quadrinhos, foram indicadas ao Oscar. Os filmes não necessariamente precisam ter reconhecimento só por estar dentro de um gênero tão popular, mas existe casos que as atuações dos atores foram realmente uma das cinco melhores do ano.

Leia mais: Kristen Stewart conseguiu sua primeira indicação ao Oscar e os fãs estão muito felizes

O Oscar homenageou os filmes de quadrinhos com muitos vencedores ao longo dos anos: Heath Ledger, indicado para Melhor Ator Coadjuvante em O Cavaleiro das Trevas, Homem-Aranha: No Aranha-Verso indicado para Melhor Filme de Animação, o Batman original para Melhor Direção de Arte, e tanto Superman: O Filme e Homem-Aranha 2 para Melhor Efeitos Visuais. Entretanto, isso não quer dizer que o Oscar acerta sempre.

Essas atuações em filmes de quadrinhos mereciam de indicações ao Oscar.

Tom Hanks, Road to Perdition (Melhor Ator)


O thriller de Sam Mendes recebeu cinco indicações ao Oscar, inclusive uma vitória de Melhor Cinematografia e uma indicação de Melhor Ator Coadjuvante para os últimos papeis de Paul Newman.

Entretanto, foi a virada de Tom Hanks como um gângster recuperado, Michael Sullivan, que acabou sendo deixado de fora da corrida de Melhor Ator.

Hanks fez feito uma de suas melhores performances em Road to Perdition, porém suas duas vitórias no Oscar não foram por este filme.

Tilda Swinton, Snowpiercer (Melhor Atriz Coadjuvante)

Bong Joon-ho teve seu trabalho valorizado pela Academia do Oscar graças a Parasita, porém, infelizmente seu thriller de ação pós-apocalíptico Snowpiercer foi completamente ignorado.

A história conta a desigualdade social e traz um dos vilões mais icônicos da história do cinema, Ministra Mason, que contou com a atuação de Tilda Swinton.

É memorável a forma em que um personagem pode ser hilário e odiável concomitantemente, porém é algo que Swinton faz com facilidade.

Natalie Portman, V de Vendetta (Melhor Atriz)


Natalie Portman foi reconhecida como Melhor Atriz pela sua atuação em Cisne Negro o que traduz que a Academia percebeu o tamanho da profundidade emocional e as exigências físicas do papel. Porém, a Academia não foi tão detalhista para reconhecer a sua atuação memorável como Eva em V para Vendetta.

Eva é uma heroína que inspira os espectadores. Se tornou uma personagem que se levantou do anonimato para se tornar um rosto de um movimento que se opõe ao fascismo sistêmico.

 

Jim Carrey, O Máscara (Melhor Ator)


A ator Jim Carrey é, sem sombra de dúvidas, um dos atores mais corajosos da sua geração e de alguma forma não explicável nunca recebeu uma indicação ao Oscar.

Jim teve um número grande de papéis exigentes que eram dignos de reconhecimento, porém seu trabalho transformador como Stanley Ipkiss em O Máscara lhe concedeu uma indicação de Melhor Ator.

 

Choi Min-sik, Old Boy (Melhor Ator)


Este é um dos longas mais perturbadores já feitos. A performance do ator Choi Min-sik como Dae-su, um homem cheio de vingança no coração, torna os choques do longa ainda mais eficazes.

Choi não apareceu apenas em uma de suas maiores lutas, como também conseguiu demonstrar toda angústia no final do filme.

 

Thora Birch, Ghost World (Melhor Atriz)


Esse é  um gênero de filme que a Academia do Oscar deve reconhecer com uma maior frequência, visto que é difícil realizar uma história parecida e tão especifica.

O filme cult recebeu uma indicação na categoria Melhor roteiro Adaptado e conta a relação entre Scarlett Johansson e Thora Birch que torna ele profundo. Birch, particularmente, merecia uma indicação por fazer um personagem tão singular e realista.

você pode gostar também