Atenção, motoristas! Uber exclui 29 modelos de carros das categorias premium
Aplicativo adota novas regras para melhorar a qualidade do serviço. Confira a lista de veículos que deixam de rodar nas modalidades premium.
A Uber fez uma mudança bastante abrangente nas categorias Comfort e Black. A partir de agora, alguns modelos de carros que eram aceitos nessas modalidades, as duas mais caras do aplicativo, não serão mais válidos.
A empresa decidiu adotar novas regras para ampliar a qualidade do serviço, mas não divulgou quais critérios foram adotados para decidir pela retirada de determinados veículos.
Ao todo, a lista possui 29 modelos que só poderão, agora, rodar na categoria Uber X, que é a mais barata.
O que se sabe é que uma das prerrogativas para o carro circular na categoria Comfort é que ele deve ser maior e mais espaçoso.
Novas condições no Uber Comfort
Uber Comfort e Black são as categorias mais caras do aplicativo – Foto: Reprodução
A modalidade é conhecida, ainda, por dar maior autonomia e poder de escolha ao usuário. Ele pode selecionar, por exemplo, a temperatura, a estação de rádio e até se deseja fazer a viagem toda em silêncio.
Para corresponder a tudo isso, o carro precisa, pelo menos, ter um bom ar-condicionado, quatro portas e cinco lugares a bordo, além, claro, de uma boa avaliação do motorista.
Esses podem ter sido, inclusive, os motivos que levaram à retirada de carros como:
- Ford Edge
- Honda Fit
- Chevrolet Blazer
- Volkswagen Voyage
- Caoa Chery Tiggo 7 e 8 Pro
Conforme o comunicado da Uber, a ideia é “melhorar a experiência dos parceiros e passageiros com as categorias premium”.
O Chevrolet Joy Plus também foi retirado, mas somente para alguns locais. Ele segue válido no Rio de Janeiro, onde pode continuar rodando como Uber Comfort.
Mudanças na categoria Uber Black
Já na categoria Uber Black, que é a mais cara do aplicativo, as exigências são ainda maiores. Além das solicitações da modalidade Comfort, os carros também devem ser de determinadas cores, exclusivamente.
Os veículos precisam ser preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco. Além disso, os motoristas precisam ter mais de 100 corridas na plataforma em diferentes categorias e avaliações altas.
Os carros vetados pela Uber, por marca, foram:
- Fiat: Bravo, Grand Siena, Siena, Idea e Linea
- Citroën: C4 Pallas e C5
- Chevrolet: Blazer e Joy Plus (exceto para o Rio de Janeiro)
- Honda Fit
- Land Rover: Freelander
- Ford: Edge, Fiesta Sedan, Focus, Ka Sedan e Territory
- Volkswagen Voyage
- Caoa Chery: Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 Pro
- JAC: J5, J6 e iEV20
- Lifan 530