Astro mais brilhante do cosmos surpreende cientistas

Conheça o Quasar J0529-4351, o objeto mais brilhante já detectado no universo. Surpreenda-se com a grandiosidade deste fenômeno cósmico.

Os cientistas anunciaram a descoberta do objeto mais brilhante já detectado no espaço sideral.

O J0529-4351, identificado como um quasar, representa o núcleo luminoso de uma galáxia impulsionada por um buraco negro colossal, com aproximadamente 17 bilhões de vezes a massa do nosso Sol.

Os dados foram registrados por observações do telescópio Very Large Telescope (VLT) do Chile.

Detalhes sobre o Quasar J0529-4351

O astro mais brilhante do universo é descoberto – Imagem apenas ilustrativa: Reprodução

Segundo artigo publicado na revista científica Nature Astronomy, o buraco negro que está alimentando o J0529-4351 demonstra um apetite insaciável.

Ele consome a massa equivalente a um sol todos os dias. Apesar de ter sido registrado há muitos anos, sua verdadeira grandeza só foi agora reconhecida.

“É uma surpresa que tenha permanecido desconhecido até hoje, quando já conhecemos cerca de um milhão de quasares menos impressionantes. Ele estava literalmente bem debaixo do nosso nariz até agora”.

Relato de Christopher Onken, um dos astrônomos da Universidade Nacional Australiana (ANU, na sigla em inglês) que participaram das observações do VLT.

O que faz um quasar ser tão brilhante?

O conceito de quasar descreve uma galáxia com um núcleo altamente ativo e cheio de energia. O buraco negro no centro dessa galáxia atrai matéria para si em uma velocidade incrível e, nesse processo, emite uma quantidade enorme de luz.

Isso torna o quasar visível para nós, apesar da grande distância. A radiação deste quasar em particular demorou 12 bilhões de anos para chegar aos detectores do telescópio VLT.

Constatação surpreendente sobre o Quasar J0529-4351

“Toda esta luz vem de um disco de acreção quente que mede sete anos-luz de diâmetro. Este deve ser o maior disco de acreção do cosmos”, diz Samuel Lai, aluno de doutorado da ANU e coautor do estudo.

Sete anos-luz correspondem a cerca de 15 mil vezes a distância do Sol até a órbita de Netuno. Portanto, todos os aspectos sobre este objeto, o Quasar J0529-4351, são surpreendentemente enormes.

Tal descoberta lança uma nova luz sobre a nossa compreensão do universo, demonstrando a existência de fenômenos ainda mais fantásticos e grandiosos do que se poderia imaginar.

Sem dúvida, as futuras observações e estudos sobre o Quasar J0529-4351 trarão novas e emocionantes descobertas.

você pode gostar também