Asteroide do tamanho de um prédio de 102 andares passará perto da Terra
Chamado de 2008 0S7, asteroide tem entre 210 e 480 metros de diâmetros, tamanho similar ao do Empire State Building.
Um asteroide gigantesco está em trânsito no espaço e passará a 2,7 milhões de quilômetros da Terra nesta sexta-feira (2).
Ele é do tamanho de um arranha-céu, segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), com diâmetro entre 210 e 480 metros.
A dimensão assusta e gera medo, mas especialistas no assunto dizem que não há motivo para se preocupar, pois não há chance de que esse astro atinja a Terra ou se aproxime a ponto de gerar riscos. Ele passará a uma distância equivalente a sete vezes o percurso da Terra à Lua.
De toda forma, chama a atenção como um asteroide tão grande pode circular pelo espaço. O tamanho dele é equiparável, por exemplo, ao Empire State Building, de Nova York, que tem 102 andares. Ou seja: é algo que se impactasse a Terra, com certeza, geraria dano significativo.
Origem do asteroide
Movimento de asteroides é algo comum no espaço – Foto: Internet/Reprodução
O asteroide recebeu o nome de 2008 0S7, pois foi descoberto em 2008. Ele circula pelo espaço desde então, e assim continuará nos próximos anos.
Depois da passagem desta sexta-feira, a previsão é que ele só voltará a transitar pelo caminho da Terra em 2032, mas a uma distância ainda maior, cerca de 72 milhões de quilômetros. O risco de choque é nulo.
Vale lembrar que asteroides são vistos com frequência no espaço. Só nesta semana, foram catalogados mais seis deles que vão sobrevoar o planeta.
Desses seis, três são considerados pequenos, com menos de 100 metros de diâmetro e também vão passar pelo caminho da Terra sem qualquer possibilidade de choque.
Os outros três vão transitar no decorrer do fim de semana: dois no sábado e um terceiro no domingo. Esse último tem a metade do tamanho do 2008 0S7 e passará a uma distância de 7,3 milhões de quilômetros.