Assinantes abandonam Netflix após taxa por senha compartilhada; Procon entra em ação
O desentendimento está acontecendo desde o momento em que a Netflix anunciou a nova política.
Recentemente, a Netflix anunciou que irá cobrar taxas extras para os usuários que forem flagrados compartilhando suas senhas com amigos e familiares.
Essa medida já está em vigor em outros países onde a plataforma está presente, e agora também será aplicada no Brasil. A taxa adicional será de R$ 12,90 por mês, sendo acrescentada ao valor do plano pago pelo usuário.
No entanto, a notícia não foi bem recebida por todos os assinantes da Netflix. Muitos deles ficaram descontentes com a nova política e optaram por cancelar suas assinaturas, migrando para outras plataformas de streaming disponíveis no mercado. Mesmo assim, a empresa permaneceu firme com a decisão.
Procon tem sido o maior aliado dos usuários
Diante dessa situação, alguns usuários insatisfeitos notificaram o Procon em diversos estados. A instituição é responsável por garantir os direitos dos consumidores no Brasil. Um dos Procons que recebeu mais notificações foi o de São Paulo, que solicitou um esclarecimento à Netflix sobre o assunto.
Em resposta ao pedido, a empresa informou que enviaria e-mails aos usuários com maiores informações a respeito da nova política. Além disso, uma reunião foi realizada entre os representantes da plataforma de streaming e membros do Procon São Paulo na última quinta-feira, dia 1º de junho.
No entanto, durante essa reunião, as informações fornecidas pela Netflix não foram consideradas satisfatórias pelo Procon-SP. Diante disso, a instituição solicitou que a empresa fornecesse mais informações extras, a fim de esclarecer completamente a situação e garantir os direitos dos consumidores.
Toda essa complicação entre a Netflix e o Procon é causada devido à má compreensão a respeito do assunto por parte dos usuários, os quais não possuem conhecimento a respeito de como a Netflix descobrirá se os usuários estão ou não compartilhando suas senhas.
Além disso, os consumidores estão querendo ficar por dentro de tudo, a fim de não serem prejudicados pela nova cobrança.