Arte da camuflagem: 20 animais que se escondem muito bem na natureza

Veja estes animais fantásticos que sabem se esconder de seus predadores com as vantagens que a natureza os dá. Será que você consegue encontrar todos eles?

Alguns animais possuem a capacidade de se camuflar completamente em um ambiente selvagem, para fugir do olhar dos predadores. Afinal, sobreviver na natureza selvagem não é algo simples.

O uso da força pode ser uma boa alternativa para se proteger dos predadores e vencer nas disputas por território. Mas quando o animal não é tão forte assim? Ou, na verdade, muito menos forte e ágil que seu predador? Uma das alternativas encontradas para garantir a sobrevivência se relaciona com nosso instinto de quando estamos em perigo: se esconder.

Nesse sentido, as formas de se camuflar são definidas pelos hábitos dos animais e dos seus predadores. É interessante perceber que esses animais se utilizam das vantagens da natureza, fazendo com que as folhas, os galhos, as texturas ou as cores se tornem seus aliados para enganar o perigo.

Conheça 20 animais que se camuflam na natureza

Vamos tentar encontrá-los! Veja as fotos com cautela e tente descobrir onde estão os animais camuflados.

1. Coruja

As corujas possuem a capacidade de se camuflar durante o dia e durante a noite. Até mesmo os predadores mais treinados possuem dificuldade de encontrá-las. Elas são capazes de utilizar as penas para se misturarem com a paisagem, principalmente nas árvores, como na foto, e também conseguem inflar ou murchar o corpo.

Foto: Hypeness

2. Lagópode-escocês

Lagópode-escocês é uma ave que, na fase adulta, possui uma penugem branquíssima que dificulta na diferenciação entre seu corpo e a neve do Alasca, do Canadá e das florestas do norte da Europa – locais que são seus habitats.

Foto: Hypeness

3. Lagarta Barão Comum

Até a fase da metamorfose, a Lagarta Barão Comum consegue se camuflar nas folhas de mangueira, se tornando quase invisível perto delas. Ela vive na Índia e no sudeste asiático.

Foto: Hypeness

4. Bicho-Pau

O inseto Bicho-Pau pode ser facilmente confundido com os troncos das árvores, por se parecer com um graveto de madeira. Ele consegue ficar horas na mesma posição, sem se mexer, confundindo os predadores e, ainda, consegue expelir um fluido leitoso para afastar o perigo.

Foto: Hypeness

5. Tropidoderus Childrenii ou “Bicho folha”

“Bicho folha”, nome pelo qual é popularmente conhecido, é um inseto da família dos gafanhotos que se camufla como uma folha de planta. Pode ser encontrado nas florestas da Austrália Ocidental.

Foto: Hypeness

6. Aranha do Deserto

Uma aranha camuflada na areia, essa é a vida da Aranha do deserto. Ela se utiliza das pedras de quartzo para se esconder e capturar alimentos.

Foto: Hypeness

7. Sapo-Folha

O Sapo-folha vive nos solos das florestas brasileiras, se confundindo com as folhas secas. Essa espécie se utiliza da vegetação morta para se camuflar e sobreviver.

Foto: Hypeness

8. Lagarta Adelpha Serpa Selerio

A Lagarta Adelpha Serpa Selerio se esconde nos troncos das árvores ao parecer com as plantas que envolvem os galhos. Ela é encontrada em florestas mexicanas e até no Brasil.

Foto: Hypeness

9. Cavalo-Marinho

O Cavalo Marinho consegue mudar de cor facilmente para se esconder do predador, ele é um dos mestres de camuflagem do reino animal marinho.

Foto: Hypeness

10. Uroplatus Geckos

Uroplatus Geckos é um lagarto que fica totalmente parado durante o dia e só se mexe quando alguém tenta encostar nele. Durante a noite, ele sai para caçar insetos.

Foto: Hypeness

11. Lagartixa-satânica-cauda-de-folha

A Lagartixa-satânica-cauda-de-folha consegue se camuflar muito rápido, principalmente em áreas de vegetação, pelo seu tamanho pequeno, chegando até a 10 cm. Elas são naturais da ilha de Madagascar

Foto: Hypeness

12. Linguado

Sabe o peixe da história da pequena Sereia? Isso mesmo. O linguado se camufla a partir da homocromia, que é quando a superfície do corpo simula a cor do ambiente. Ele costuma viver próximo ao solo do oceano.

Foto: Pinterest

13. Esperança (Tettigoniidae)

Aposto que todo mundo já viu uma dessa, né? É a famosa Esperança, ela pode ser encontrada em todos os continentes e se camufla por ter a coloração e espessura das folhas.

Foto: Hypeness

14. Leopardo da Neve ou “fantasma da montanha”

O Leopardo da Neve possui uma tonalidade nos pelos que se confunde com as pedras e vegetações. Por isso, ele consegue caçar suas presas de uma forma que elas não o percebam. Presas como cavalos, camelos, ovelhas e outros animais.

Foto: Hypeness

15. Louva-a-Deus Orquídea

A beleza desse animal é bem exuberante. O Louva-a-Deus Orquídea é uma espécie que se esconde dentro das flores e captura suas presas dentro das pétalas de orquídea nas florestas tropicais do sudeste asiático.

Fonte: Hypeness

16. Girafa

O tamanho do animal está ao seu favor. A Girafa possui um pescoço cumprido e pernas longas que conseguem se camuflar muito bem entre as árvores, principalmente os filhotes que são presas mais fáceis.

Foto: Hypeness

17. Ouriço

Para despistar os predadores, o Ouriço se enrola, diminuindo de tamanho e parecendo imóvel.

Foto: Hypeness

18. Leão

As cores da pele do leão lembram muito a vegetação da savana, por isso, eles conseguem se esconder bem na hora de caçar, surpreendendo as presas. O animal observa bem a presa, até que consiga atacar.

Foto: Hypeness

19. Polvo

Por último, não menos importante, temos o polvo, que além de ser um animal super inteligente, tem a capacidade de se camuflar perto dos corais dos oceanos, mudando a tonalidade da pele.

Foto: Hypeness

20. Sapo

O sapo, em geral, tem grande facilidade de se camuflar. Sua tonalidade da pele se assemelha com o assoalho de um rio, folhas e troncos.

Foto: Hypeness
você pode gostar também