Apple lançou o iPhone 4 branco há 14 anos, com quase um ano de atraso
O iPhone 4 branco simboliza expectativa e ajustes, lançado 308 dias após o modelo preto em 2011.
O lançamento do iPhone 4 branco é, até hoje, uma lembrança curiosa e simbólica dentro da trajetória da Apple. O modelo se tornou um marco não apenas por seu design diferenciado, mas pelo longo e incomum atraso em sua chegada ao mercado — foram 308 dias entre o lançamento da versão preta, em junho de 2010, e a chegada oficial do modelo branco às lojas, em 28 de abril de 2011.
Foto: Reprodução
Para quem viveu a expectativa da época, o iPhone 4 branco foi um verdadeiro exercício de paciência. Ele foi anunciado junto com o modelo preto durante a WWDC 2010 (Worldwide Developers Conference), onde Steve Jobs apresentou o aparelho como o iPhone mais fino da história, com tela Retina e novo design de vidro e aço inoxidável.
Contudo, enquanto o iPhone 4 preto chegou às prateleiras ainda no final de junho, a versão branca passou por inúmeros adiamentos. A Apple chegou a emitir seis comunicados oficiais entre junho de 2010 e abril de 2011, mantendo o público informado (e ansioso):
- 07/06/10: Apple apresenta o iPhone 4
- 16/06/10: Apple comenta sobre pré-vendas
- 23/06/10: Primeiro atraso confirmado da versão branca
- 02/07/10: Carta oficial sobre problemas com o sinal (“Antennagate”)
- 23/07/10: Novo comunicado adiando o iPhone 4 branco
- 27/04/11: Anúncio oficial do lançamento do modelo branco para o dia seguinte
Um dos principais desafios no atraso foi a dificuldade técnica para garantir que a cor branca se mantivesse uniforme e não interferisse na sensibilidade da câmera e nos sensores de proximidade. Isso mostra como, para a Apple, o equilíbrio entre estética e desempenho sempre foi essencial — mesmo que isso implicasse quase um ano de espera.
Vale lembrar que esse período também foi marcado por outros momentos importantes: o escândalo do Antennagate, que obrigou a Apple a distribuir capinhas para resolver problemas de sinal, e o lançamento do iPhone compatível com a Verizon, uma nova operadora parceira nos Estados Unidos, quebrando a exclusividade da AT&T.
O iPhone 4 branco foi lançado poucos meses antes da chegada do iPhone 4S, modelo que marcaria a transição definitiva dos lançamentos de verão para o ciclo anual de lançamentos no outono (setembro-outubro) — estratégia que se mantém até hoje.
Mais do que um simples modelo de cor diferente, o iPhone 4 branco ficou marcado como um símbolo de expectativa, ajustes de produção e comunicação com o consumidor. Para muitos, foi também o primeiro iPhone — um ícone da era Jobs e um pedaço nostálgico da história da tecnologia móvel.