Entenda por que a Apple ‘aposenta’ iPhones após lançar um novo iOS
Você já se fez essa pergunta, não é mesmo?
Começou nesta segunda-feira (5) a Conferência Anual de Desenvolvedores da Apple (WWDC 2023), com uma enorme expectativa sobre os próximos lançamentos da empresa. Algumas novidades já foram reveladas no evento, como o óculos de realidade mista Vision Pro, AirPods com recursos de inteligência artificial e o tão esperado iOS 17.
Assim, é uma tradição da empresa revelar emocionantes recursos para o próximo sistema operacional do iPhone. Contudo, em 2022, a Apple incluiu modelos anteriores ao iPhone 7 Plus na lista de “aposentados” com o lançamento do iOS 16. Isso significa que os celulares da linha iPhone 8 seguirão o mesmo caminho este ano.
Mas por que a Apple adota essa abordagem? Entenda essa atitude da empresa.
A importância das atualizações
De acordo com a Apple, o “segredo” das atualizações consiste em manter o sistema operacional do celular sempre atualizado. Através das atualizações de sistema, as falhas de segurança são corrigidas e novos recursos são disponibilizados, o que contribui para prolongar a vida útil do aparelho nas mãos dos consumidores.
A empresa enfatiza que a frequência das atualizações é um dos principais aspectos que demonstram a segurança de longo prazo do iPhone. Além disso, a ativação da autenticação em dois fatores é outra estratégia recomendada pela empresa para aumentar a proteção do smartphone.
Essa camada adicional de segurança utiliza o envio de um código de verificação para permitir o acesso a serviços específicos, como aplicativos bancários, WhatsApp, Instagram e TikTok.
Por que a Apple descontinua iPhones após lançar um novo iOS?
Sempre que a Apple lança uma nova geração do iOS, os modelos antigos são “descartados” em termos de suporte ao sistema operacional.
Embora esses smartphones ainda possam ser utilizados, com o passar do tempo, os aplicativos mais recentes deixam de funcionar neles, e a empresa interrompe o fornecimento de atualizações de segurança para esses dispositivos.
Isso acontece por alguns motivos. Um deles é que a Apple busca oferecer suporte amplo para que um número máximo de usuários possam desfrutar da melhor qualidade tecnológica possível.
Além disso, essa abordagem visa garantir a melhor experiência aos consumidores que utilizam iPhones, bem como manter a segurança por meio das atualizações do dispositivo.
Portanto, é essa a razão para que os iPhones mais antigos sempre sejam descontinuados. Dependendo do modelo, o celular não aguenta as atualizações oferecidas, além de ter peças que podem ficar defasadas conforme a evolução da tecnologia.
Você imaginava que esse era o motivo?