Após sucesso em ‘La Casa de Papel’, personagem Berlim ganha série derivada
Ao ser lançada, em 2017, 'La Casa de Papel' liderou por semanas o ranking da Netflix, sendo a produção mais assistida em 92 países. Confira!
Ao ser lançada em 2017, no catálogo da Netflix, “La Casa de Papel” liderou por semanas o ranking da plataforma de streaming. Essa foi a produção mais assistida em 92 países, sendo também a série em idioma não inglês mais vista do mundo.
Até hoje, “La Casa de Papel” carrega o legado de série mais amada da plataforma, perdendo apenas, de forma recente, para “Round 6”. A série conta com 5 temporadas, sendo a última lançada em 2019.
Após o grande sucesso e a liderança em rankings, além de ter sido lançado um documentário (“La Casa de Papel: El Fenômeno”) sobre a repercussão da série, foi lançado também um spin-off: “La Casa de Papel: Coreia“. Essa produção spin-off, de junho de 2022, conta com a participação de Park Hae-soo (ator de “Round 6”) vivendo o personagem Berlim.
Na obra original, o ator Pedro Alonso dá vida a Berlim, o qual é sem dúvidas o personagem mais polêmico de “La Casa de Papel”. Odiado na mesma medida em que é amado, as razões disso variam desde assédio e estupro a ter uma mente brilhante quando o assunto é assalto.
Em “La Casa de Papel”, Berlim planejou o assalto à Casa da Moeda da Espanha junto de seu irmão, o Professor (Álvaro Morte). Enquanto o Professor se escondia em um porão para comandar o assalto do lado fora da Casa da Moeda, Berlim comandava de dentro.
Assim, ele ficou responsável por seguir os planos da dupla inspirado no pai. O personagem vivia com uma doença degenerativa, a miopatia de Helmar e, portanto, não tinha muita expectativa de vida. No fim da segunda temporada da série, durante a fuga do primeiro assalto, ele se sacrifica pelos amigos.
Após sua morte, o personagem fica restrito às lembranças de seus companheiros de assalto, principalmente de seu irmão. Porém, mesmo somente nos flashbacks, ele desenvolveu um papel de extrema importância para a história do roubo.
Entretanto, um anúncio oficial da Netflix diz que a história continua. Após tanto sucesso, o personagem ganha uma série em que será o protagonista. A série “Berlim” tem previsão de estreia para 2023 na Netflix. As gravações estão sendo feitas em Paris, na França.
Visto que na última temporada a vida de Berlim foi mais exposta com a apresentação de seu filho Rafael (Patrick Criado) e sua esposa Tatiana (Diana Gómez), provavelmente as cenas do spin-off foram gravadas durante as filmagens de “La Casa de Papel”.
Nesse teaser divulgado pela Netflix, o elenco foi apresentado. Além de Pedro Alonso interpretando o polêmico Berlim, os atores Tristán Ulloa, Michelle Jenner, Begoña Vargas, Peña Fernández e Joel Sánchez irão, respectivamente, protagonizar os personagens Damian, Keila, Cameron, Roi e Bruce.