Antes mesmo de Newton, Leonardo da Vinci chegou perto de descobrir a gravidade
Isaac Newton criou a Teoria da Gravidade entre 1665 e 1666. Saiba mais!
Com certeza, você já ouviu falar em Leonardo da Vinci, não é mesmo? A verdade é que todos o conhecemos como o homem que pintou o quadro da Mona Lisa, um dos mais famosos do mundo. Porém, você sabia que poderíamos tê-lo conhecido por conta de outros méritos? É isso mesmo!
Pois bem, um estudo recente sugere que ele também pode ter intuído um segredo da gravidade décadas antes de Isaac Newton. Vocês acreditam nisso? Leonardo da Vinci faleceu em 1519, enquanto Newton só nasceu no ano de 1643, ou seja, quase 125 anos de diferença. Saiba mais informações a respeito dessa mais nova informação sobre Da Vinci a seguir.
A intuição de Leonardo da Vinci e o segredo da gravidade
Isaac Newton é conhecido como o pai da teoria da gravidade, que ele desenvolveu no século XVII. Sua descoberta revolucionou a Física e mudou nossa compreensão da natureza. Porém, após um estudo feito por engenheiros de um instituto na Califórnia, chegou-se à conclusão de que Da Vinci poderia ter sido o cara a descobrir os segredos da gravidade.
O pintor possuía 97% de previsão em sua tese sobre a constante gravitacional “g”. Em um caderno no qual ele escreveu entre 1495 e 1497, Da Vinci possuía desenhos e anotações sobre esse assunto.
“Há cerca de 500 anos, Leonardo da Vinci tentou revelar o mistério da gravidade e a sua conexão com a aceleração através de uma série de engenhosos experimentos guiados apenas por sua imaginação e de magistrais técnicas experimentais”, é o que dizem os pesquisadores sobre essa situação envolvendo Da Vinci.
Além disso, os pesquisadores se aprofundaram nos estudos feitos por Da Vinci e descobriram que o pintor estava utilizando uma equação errada. Talvez tenha sido por isso que ele não acertou a previsão por completo.
“Não sabemos se Leonardo fez novos experimentos ou investigou a questão mais a fundo, mas o fato que estava enfrentando os problemas dessa maneira, no início dos anos 1500, demonstra como seu pensamento era avançado”, disse um dos engenheiros, Morteza Gharib.