Antepassados da Ilha de Páscoa criaram escrita própria, segundo pesquisa

Pesquisa revela que habitantes do local tiveram sistema de escrita independente, antes da chegada dos colonizadores europeus.

Alguns elementos ajudam a montar a história da humanidade, e a escrita, com certeza, faz parte deles.

Além de funcionar como registro e revelar a maneira como os antepassados se organizaram, ela diz muito sobre a evolução da sociedade.

Segundo historiadores, a escrita surgiu de maneira independente em locais como o Egito, a China, a Mesopotâmia e a Mesoamérica. O que poucos sabem é que isso pode ter ocorrido, também, na famosa Ilha de Páscoa, no Chile.

Também chamada de Rapa Nui, a ilha que fica em uma área remota no Oceano Pacífico, a cerca de 3,8 mil quilômetros da costa chilena, teria desenvolvido um sistema de escrita próprio, chamado Rongorongo.

O local, conhecido pelas grandes estátuas moais, tem muito a revelar. Registros da escrita são preservados até hoje em objetos de madeira que foram coletados e encontrados na região.

Ilha de Páscoa fica em área remota no Oceano Pacífico – Foto: Reprodução

Textos são de antes da colonização

A descoberta foi relatada em estudo científico publicado na revista Scientific Reports. Os textos são considerados longos, feitos em símbolos pictóricos, que representam imagens do corpo, animais, plantas, ferramentas e outros, o que os tornam indecifráveis.

A identificação de um novo sistema de escrita é considerada surpreendente. Os símbolos usados pelos moradores da Ilha de Páscoa não se parecem com nenhuma outra escrita catalogada ao longo da história.

A partir da datação por radiocarbono, feita em quatro objetos de madeira do local, foi possível concluir que um deles seria do século XV ou início do século XVI. As outras seriam do século XIX.

A especialista Silvia Ferrara, da Universidade de Bolonha, na Itália, esclarece, no entanto, que a datação da madeira não é suficiente para especificar exatamente a data da inscrição.

Como se trata de algo muito antigo, esses dados foram o máximo que os pesquisadores conseguiram coletar.

Apesar disso, já é possível afirmar que se trata de escrituras feitas antes da chegada dos europeus à Ilha de Páscoa.

O registro mais antigo seria de um período entre 1493 e 1509. Os colonizadores chegaram ao local por volta de 1720.

Constatação

Tal constatação, por si só, já atesta que os moradores da ilha elaboraram uma escrita própria sem influência do conhecimento europeu.

Com isso, essa novidade se torna o último registro de invenção independente de escrita da história do planeta.

Resta agora compreender o significado do Rongorongo e partir para uma análise de conteúdo, o que deve revelar detalhes importantes sobre o modo de vida e os acontecimentos da época.

você pode gostar também