Annihilation: as cinco fases do luto
O filme Annihilation é muito mais do que aparenta ser. Venha entender as entrelinhas desse filme de sucesso. Confira aqui!
O filme Annihilation é uma adaptação do primeiro livro da trilogia de Jeff VanderMeer, Southern Reach Trilogy.
O longa conta a história de Lena (Natalie Portman), uma bióloga e antiga soldada, que se junta a uma missão para descobrir o que aconteceu ao seu marido, Kane (Oscar Isaac) dentro da Area X, onde um fenómeno misterioso chamado “The Shimmer” decorre e que se está a espalhar pela América, sendo que a zona está repleta de criaturas mutantes.
Leia mais: Sandra Bullock fala sobre arrependimento em ter participado de filme
Então, Lena é acompanhada nessa missão por Dr. Ventress, psicóloga e líder da missão (Jennifer Jason Leigh), Anya Thorensen, paramédica (Gina Rodriguez), Josie Radek, física (Tessa Thompson) e Tuva Novotny, geóloga (Cass Sheppard).
É neste mistério que vamos conhecendo as personagens e os arcos de cada uma, com especial destaque para Lena e a sua relação com o seu esposo. Todavia, as cinco mulheres, que investigam o Shimmer, representam muito mais do que parecem. Sheppard é o membro menos aberto sobre sua vida e lutas, mantendo-se focada apenas na missão todo o tempo.
Num dado momento, Sheppard é atacada por um urso mutante que usa imitação de voz para enganar a equipe. O fato de Sheppard não falar muito com sua própria experiência, e perecer antes de reconhecer seus problemas de todo o coração, faz dela representante da primeira fase do luto: a negação.
Já Anya, uma viciada em recuperação, torna-se bastante evidente no início do filme que Anya lida com seus problemas de uma maneira muito mais baseada em conflitos. Após a morte de Sheppard, não perde a compostura e se volta contra a equipe, tomando-os como reféns e culpando-os pela morte dele.
Dessa forma, ela provoca seus prisioneiros amarrados e grita com raiva antes de ouvir o urso imitando os gritos de socorro de Sheppard. Enquanto ela se apressa para salvar Sheppard, o urso a espanca até a morte. De todos os membros da equipe, a relação de Anya com a raiva é a que mostra-se mais aparente.
Josie é a mais calma em comparação com o grupo. Alguns eventos mostram Josie se retirando por medo do que o Shimmer está fazendo com ela e os outros. A relação de Josie com o passo da negociação vem diretamente de suas próprias palavras. Ela se sente fora de sua profundidade e à mercê do poder do Shimmer.
Ventress, desde o início mostra-se como a personalidade morta e niilista. Sua história é desconhecida, e ela mostra muito pouca consideração pelo resto da equipe, a menos que seja absolutamente necessário fazê-lo. De fato, ela representa a depressão. Ela não negocia por sobrevivência como Josie. Em vez disso, ela enfrenta o que ela considera a aniquilação da vida como a conhecemos.
Lena é a protagonista do filme. Processando sua dor ao longo do filme, Lena obteve as respostas que procurava, cara a cara com a fonte do estranho comportamento do Shimmer.
Nas cenas finais do filme, Lena está reunida com a aparição de Kane, que se recuperou de sua condição crítica. Lena pergunta a “Kane” se ele é realmente Kane, ao que ele responde que não sabe. Ele pergunta se Lena é ela mesma, e ela não responde. Eles simplesmente olham um para o outro por um longo momento, seus olhos brilhando e mudando de cor.
Desse modo, os personagens do filmes demonstram as cinco fases do luto uma vez que Lena sofreu uma perda. O luto, evidentemente, não é uma sensação linear, Indivíduos que lutam contra a perda e a tristeza podem muitas vezes recuar em etapas anteriores muitas vezes antes de superar suas dificuldades. No entanto, o fato de Lena não ser a mesma que entrou no Shimmer, demonstra a superação desse luto.