Animes explicam: por que Japão celebra o Natal com frango frito?

Japoneses têm um jeito curioso de comemorar o Natal, e isso tem relação direta com uma ação de marketing feita nos anos 1970.

Episódios natalinos de animes sempre chamam a atenção pela maneira como os personagens celebram a data. Saltam aos olhos de cristãos e ocidentais dois aspectos curiosos: a presença recorrente do frango frito na mesa e a relação com o “dia dos namorados”.

Essa maneira de comemorar o Natal está, na verdade, relacionada a uma tradição japonesa que se perpetuou ao longo do tempo.

O país possui um jeito diferente de aproveitar o período, sem muita relação com os costumes ocidentais e cristãos.

O motivo para isso começou na década de 1970, após uma ação de marketing da rede KFC. A empresa de fast-food especializada em frango frito chegou ao Japão em 1970 e agiu decisivamente para influenciar o comportamento local.

Barril de frango frito

KFC desempenhou papel crucial na construção da tradição natalina no Japão – Foto: KFC/ Reprodução

Em uma determinada noite, Takeshi Okawara, gerente de uma loja KFC na época, teve a ideia de criar um “barril de festas” para venda.

Isso após uma conversa com clientes estrangeiros, que diziam sentir falta de peru para comer no Natal, o gerente decidiu vender um balde de frango como substituto.

O resultado foi o lançamento, em 1974, do ‘Kurisumasu ni wa Kentakkii’, também conhecido como ‘Kentucky’, voltado para o Natal. A resposta da clientela foi imediata. O barril fez tanto sucesso que se tornou um hit do KFC no Japão.

Como o país não é majoritariamente cristão, a rede de fast-food ajudou a construir a tradição local, ao preencher o vazio dessa data tão forte no Ocidente.

Com o tempo, além de o KFC garantir o lucro nas vendas, os japoneses passaram também a trocar presentes e a impulsionar o resultado do comércio como um todo.

Coronel Sanders de Papai Noel

O sucesso da ação resultou na criação de várias opções de balde de frango e não parou por aí. O mascote da rede de fast-food, Coronel Sanders, também entrou na brincadeira. A empresa decidiu vesti-lo de Papai Noel para caracterizar ainda mais a data no Japão.

Hoje, segundo um levantamento da BBC, pelo menos 3,6 milhões de famílias japonesas compram frango para celebrar o Natal. Além da versão frita, há a grelhada ou feita no forno.

Dia dos Namorados?

Fora o frango, o Natal japonês também se tornou uma espécie de Dia dos Namorados. Os casais aproveitam o dia para celebrar e trocar presentes.

Esse comportamento curioso já foi retratado em animes, principalmente do gênero shoujo, voltados para o público feminino. O dia 25 é visto, portanto, como uma oportunidade de encontro e celebração do amor.

você pode gostar também