‘Anéis de Poder’: mistério sobre anéis élficos será revelado? Veja!
Apesar de seus mistérios, 'Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder' pode ter soltado uma dica sobre como os três anéis élficos foram criados.
“Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” pode já ter desvendado a origem dos três anéis élficos. Apesar de serem mencionados no título do programa, a trama de “Os Anéis de Poder” ainda não chegou ao ponto em que os anéis de localização que levaram aos eventos de “O Senhor dos Anéis” foram realmente criados. Mas isso pode mudar.
Conforme salientado na introdução de “A Sociedade do Anel”, de Peter Jackson, três anéis foram criados para os elfos, sete anéis para os anões e nove anéis para os homens, todos eles sendo secretamente ligados ao anel Um, de Sauron.
“O Senhor dos Anéis” e outros escritos de J. R. R. Tolkien esclarecem como os anéis surgiram, mas muitos detalhes são ignorados, deixando muito espaço para “Os Anéis de Poder”, pois a série pode já ter revelado muito da criação desses anéis.
Como observado em “O Silmarillion” (do qual a Amazon não possui os direitos, então a história pode ser um pouco diferente), Sauron se dirige aos Elfos como uma figura justa chamada Annatar, o “Doador de presentes”.
Desse modo, ele treinou elfos na arte de fazer anéis, ensinando-os a criar um anel de poder.
A partir disso, os ferreiros élficos foram iludidos para fazerem anéis por ordem de Sauron. Mas os três anéis élficos mencionados no “Poema do anel” foram criados secretamente por Celebrimbor sem ser influenciado por Sauron, embora eles ainda estivessem inconscientemente ligados ao seu único anel.
Quando Sauron coloca o anel Um em seu polegar, os transportadores élficos dos três anéis, os anéis dos Sete Gnomos e os anéis dos Nove Homens se submetem à sua vontade, mesmo que os Reis dos Nove Homens pareçam ser os únicos. Os portadores do anel se submetem, então, completamente à corrupção de Sauro.
Nos primeiros episódios de “The Rings of Power”, é revelado que partes desse plano já estão em movimento, já que Celebrimbor está construindo poderosas fornalhas em Eregion com o objetivo de criar algo de “poder real”.
Elrond é inconscientemente puxado para essa trama quando eles o fazem tentar forjar uma aliança com os Anões para ajudar a construir as torres (sem saber que Celebrimbor e Gil-Galad esperam obter o Mithril também).
Mas é provável que Sauron, como Annatar, já tenha se aproximado de Celeborn e pode até ser aquele que alimentou o medo dos Elfos de desaparecer e alimentou suas esperanças com a ideia de usar o Mithril dos Anões para restaurar a luz dos Eldar.
Convenientemente, enquanto o plano inicial dos Elfos era obter um grande suprimento de Mithril e usá-lo para extinguir todos os Elfos da Terra-Média na Luz das Árvores mais uma vez, os anéis de poder dos Elfos poderiam fornecer uma solução diferente para o mesmo problema, mas requerem muito menos Mithril.
Muito pouco se sabe sobre os três anéis élficos de poder, Narya, Nenya e Vilya (pelo menos, em comparação com o que sabemos sobre o anel Um), mas O Silmarillion especifica que “aqueles que os tinham em sua guarda poderiam evitar a decadência de tempo e adiar o cansaço do mundo.” Não podemos nos esquecer de que os poderes desses anéis fornecem explicitamente a mesma solução que os Elfos de “Anéis de Poder” estão buscando com o Mithril anão.
No sétimo episódio, “O Olho”, o Rei Durin se nega a permitir que o Príncipe Durin extraia mais Mithril e nega ajuda aos Elfos. Celeborn e Gil-Galad provavelmente não admitirão sua eventual mortalidade somente porque não podem usar o Mithril.
Desse modo, os Elfos começarão a desenvolver um “plano novo a fim de evitar a decadência do tempo”, que fornece a abertura ideal para Sauron, como Annatar, ser o mais perverso vendedor ambulante pronto para demonstrar como se cria anéis de poder.
De forma curiosa, enquanto Vilya (que Elrond acabou usando) é um anel de ouro cravejado de safiras azuis, Narya (para o elfo Círdan, que eventualmente o dá a Gandalf) é um anel de ouro com uma pedra vermelha e Nenya é o anel de Galadriel feito de Mithril.
Como todos os três anéis possuem o poder de preservação, claramente não é apenas uma característica inerente ao Mithril de Nenya, mas os Elfos o constroem para evitar que sua raça envelheça e o fato de usar o mesmo metal anão que Celeborn e Gil-Galad queriam para ser usado para o mesmo propósito parece mais do que uma coincidência.
Para aumentar o significado do anel, a produção pode já ter desvendado o Mithril usado na construção de Nenya. O Rei Durin então barra o príncipe Durin de explorar mais Mithril ou compartilhá-lo com os elfos. Apesar de isso ser provável de acontecer em algum momento da linha do tempo, ele não parece chegar a tempo de resolver as preocupações atuais dos elfos.
Felizmente, os Elfos não confiarão nos anões para fornecer Mithril para criar Nenya, pois Elrond já tem um pedaço de Mithril que possui metal mais do que suficiente para criar um anel. O pedaço de Mithril que Durin originalmente deu a Elrond foi apresentado amplamente em vários episódios e é mantido por Elrond por um longo tempo após sua expulsão de Khazad-dûm pelo Rei Durin.
Vilya e Nenya, os anéis usados por Elrond e Galadriel, finalmente cumprem os desejos dos Elfos, pois salvam a casa de Elrond em Valfenda e a casa de Galadriel em Lothlórien. O conceito de Mithril contendo a luz das Silmarils e potencialmente provendo luz de cura para os Elfos é uma tradição totalmente nova que aparece exclusivamente em “Anéis de Poder”.
É difícil dizer exatamente como esse enredo se desenvolverá, mas os motivos que levaram à criação dos Anéis élficos estão firmemente estabelecidos. À medida que nos aproximamos do final da temporada, temos a certeza de que vamos ver algumas grandes revelações em torno da trama do anel de Sauron e, talvez, até descobrir se o pequeno pedaço de Mithril de Elrond está conectado à criação de Nenya.