Conheça o portal ‘Qual Empresa me Ligou?’, nova ferramenta disponibilizada pela Anatel

Desde o final do ano passado, a Anatel está na luta para diminuir esta prática abusiva por parte das empresas de telemarketing. Veja mais informações!

De uns tempos para cá, se tornou comum receber diversas ligações de números de telemarketing ao longo do dia. Por esse motivo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está, desde o ano passado, tentando encontrar maneiras de blindar os usuários desta prática abusiva de algumas empresas.

Na última quarta-feira, 1º de fevereiro, a agência lançou um site para ajudar nesta questão. O nome do portal é “Qual Empresa me Ligou?”, e nele, é possível descobrir as informações sobre as empresas que ainda praticam este ato abusivo com o consumidor.

Além disso, é importante lembrar que esta ferramenta está disponível de forma gratuita para todos os consumidores. Veja mais informações sobre a novidade.

Saiba tudo sobre o site ‘Qual Empresa me Ligou?’

A criação do site veio por meio do Art. 6º do Despacho Decisório nº 250/2022/COGE/SCO, de 19 de outubro de 2022, que faz com que as operadoras de telefonia possuam uma ferramenta em que o cliente possa consultar algumas informações sobre certos códigos de acesso, usados pelas empresas de telemarketing.

Neste portal, é possível ter acesso a diversas informações sobre o titular de certos códigos de acesso. Quando o chamador for pessoa jurídica, é obrigatório que todas as suas informações estejam disponíveis para a consulta dos consumidores neste portal.

Para pesquisar sobre a empresa que te ligou, basta saber o número completo que fez a chamada, tanto para seu celular, quanto para seu telefone fixo. O portal te dará informações referentes ao número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), além da razão social desta empresa.

Inicialmente, é possível consultar os números que são destas operadoras: Vivo, Tim, Claro, Oi, Sercomtel e Algar. Os números de outras operadoras estarão disponíveis para consulta a partir dos próximos meses, segundo a Anatel.

Modo de usar o novo portal da Anatel

  1. Acesse o portal do “Qual Empresa me Ligou?”;
  2. Digite o número que te ligou + DDD;
  3. Depois, clique em “Sou humano”, para validar a sua busca;
  4. Por fim, clique em “Consultar”.
Foto: Qual Empresa Me Ligou/Reprodução

Caso o número que te ligou esteja associado a uma pessoa física, aparecerá esta mensagem:

“Não foi encontrada uma empresa vinculada a este terminal.”

Além disso, algumas pesquisas ainda podem ser inconclusivas inicialmente, pois estas informações podem demorar até 30 dias para estarem presentes no buscador.

você pode gostar também