Amor ou armadilha? Entenda como o 'love bombing' pode ser tão prejudicial à sua autoestima
Amor tóxico disfarçado: Conheça os sinais do 'love bombing' antes que seja tarde demais.
Receber elogios é algo que geralmente faz as pessoas se sentirem bem e valorizadas, afinal é reconfortante ouvir palavras gentis e saber que há um reconhecimento por parte de seu(sua) parceiro(a), amigo ou familiar. Os elogios normalmente tendem a elevar o ânimo, aumentar a autoestima e até mesmo fortalecer relacionamentos.
Muitas vezes, frases como “você é tudo para mim”, “não saberia viver sem você”, entre outras acabam se tornando muito comuns em relacionamentos amorosos, pois transmitem sentimentos de amor profundo e comprometimento mútuo. Além disso, expressam a importância de uma pessoa na vida de outra.
Esses comportamentos geralmente são vistos de forma constante quando novos relacionamentos estão se iniciando, isto é, naqueles períodos em que a paixão está em alta ou mesmo em tempos de carência.
No entanto, nem sempre frases como essas fazem referência a um tipo saudável de amor entre os parceiros. A verdade é que, infelizmente, essas frases também podem ser usadas em relacionamentos abusivos.
Relacionamentos abusivos
É importante lembrar que o amor verdadeiro não é possessivo, controlador ou manipulador. Em relacionamentos abusivos, dizer elogios de forma excessiva pode ser usado como tática para exercer controle e manipulação.
Infelizmente, os relacionamentos abusivos são mais comuns do que se imagina e podem acontecer com qualquer tipo de casal, independentemente de gênero, idade, orientação sexual ou status socioeconômico.
Sendo assim, é preocupante que esses comportamentos abusivos estejam na sociedade, pois podem causar danos psicológicos e emocionais às pessoas sem ao menos elas perceberem isso de forma racional.
No entanto, quando o assunto se trata de relações abusivas, é necessário nos atentarmos ao termo “love bombing”, um termo em inglês que significa “bombardeamento de amor” ao pé da letra.
Esse termo é comumente usado para denotar relacionamentos nos quais há manifestações excessivas de carinho e elogios que, na realidade, servem apenas para colocar em evidência quem emite tais palavras.
Mas o que é ‘love bombing’, afinal?
O “love bombing” é uma estratégia usada por agressores emocionais para seduzir e manipular seus parceiros. Consiste em inundar a outra pessoa com uma quantidade excessiva de atenção, elogios, presentes e gestos românticos a fim de criar uma dependência emocional e controlar a vítima.
Sendo assim, o objetivo real dessa técnica é fazer com que o parceiro se sinta completamente envolvido e indigno.
Especialistas acreditam que ações como essas podem ser executadas por pessoas que possuem características narcisistas, pois seu principal objetivo não é o bem-estar do parceiro, mas o de si próprio, que sempre pretende ser o centro das atenções.