Perda de memória pode estar relacionada a consequências da amnésia digital
Os avanços tecnológicos geram consequências à população devido ao uso constante.
Todo processo de evolução pode gerar consequências à população, logo, não seria diferente com o avanço tecnológico. Isso porque pesquisadores afirmam que, na sociedade atual, há uma “amnésia digital”, a qual acontece em decorrência do uso de aparelhos eletrônicos e pode levar ao déficit na capacidade de armazenamento.
Praticar atividades de concentração pode ajudar a reduzir os efeitos da amnésia digital
Atualmente, somos bombardeados de informações o tempo inteiro e em várias mídias sociais. O contato com essas informações acontece em velocidade e volume grandes, e o cérebro deve processar tudo.
Ao ler uma informação na internet, ela passa por locais específicos no cérebro que são lidas rapidamente, porém com baixo armazenamento, diferentemente do que acontece quando ocorre uma leitura em material físico, afirma o coordenador do grupo Pro-Amiti do instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Cristiano Nabuco. Somado a isso, o esquecimento de atividades e de assuntos do dia a dia pode se relacionar ao uso excessivo e descompensado dos eletrônicos.
Na sociedade atual, há uma “amnésia digital”, porque as informações das telas passam por um processo de apreensão rápida, o que gera as falhas de “ancoragem de informações”. Nabuco afirma que:
“É preciso dar um certo aspecto de atenção. Só que minha atenção não é profunda o suficiente para me fazer consolidar aquilo que estou lendo.”
Outras questões estão envolvidas nesse processo, como o desenvolvimento de recursos tecnológicos que usamos diariamente. Um exemplo é que atualmente existem ferramentas que facilitam a memorização de pequenos eventos e datas, como o uso de calendários digitais. Com isso, não exigimos do nosso cérebro a prática diária dessas pequenas atividades.
As consequências dessa modificação na memória levam ao esquecimento de dados importantes e de tarefas rotineiras. Para evitar esses efeitos, Cristiano Nabuco reforça a importância da prática de atividades que demandem foco e concentração. Assim como fala para evitar as multitarefas que reduzem a atenção nas atividades, algo muito comum atualmente.