Ameba mortal: nova fatalidade nos EUA é causada por parasita devorador de cérebros

Mais uma pessoa foi vítima da ameba comedora de cérebros nos Estados Unidos. Dessa vez, um homem morreu após contrair o parasita.

Amebas comedoras de cérebro, criaturas microscópicas e insidiosas, alarmam a população com suas consequências letais. Mais uma vez, o país foi abalado por relatos de uma nova vítima, infectada por esta ameba.

O caso foi registrado na Geórgia, região na qual o homem infectado morava. Segundo os responsáveis pelo caso, ele deve ter contraído o parasita em algum lago. Essa infecção fatal acontece quando a ameba adentra o corpo humano pelo orifício do nariz.

Entenda como a infecção ocorre e quais são os sintomas

Uma ameaça invisível, porém aterrorizante, espreita silenciosamente em lagos e rios dos Estados Unidos, ceifando mais uma vida em sua trilha fatal.

Imagem: Reprodução/In Magazine

A ameba comedora de cérebros, cientificamente conhecida como Naegleria fowleri, é um organismo unicelular encontrado em ambientes de água doce, como lagos, rios, poças e fontes termais em todo o mundo.

Ela ganhou notoriedade devido à sua capacidade de causar uma rara, mas grave infecção no cérebro conhecida como meningoencefalite amebiana primária (MAP).

A infecção por Naegleria fowleri geralmente ocorre quando a água contaminada é inalada pelo nariz, permitindo que a ameba entre no sistema nervoso central.

A partir daí, ela começa a se multiplicar rapidamente, causando uma inflamação devastadora do cérebro. A infecção é letal e, infelizmente, a maioria dos casos relatados resultaram em morte.

O indivíduo, então, desenvolve um quadro chamado MAP (meningoencefalite amebiana primária). Entre 1962 e 2022, foram registrados 157 casos, segundo os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças):

“As pessoas são infectadas quando a água contendo Naegleria fowleri entra no nariz e a ameba migra para o cérebro ao longo do nervo olfativo.”

Apesar de ser considerado baixo, entre os casos, no entanto, a taxa de letalidade é de 97%. Entre esses índices, 56,5% dos casos foram registrados em três estados: Texas, Flórida e Califórnia.

“A Naegleria fowleri é uma ameba termofílica encontrada em todo o mundo. Ela se desenvolve melhor em temperaturas mais altas, chegando a 46°C, e pode sobreviver por curtos períodos em temperaturas ainda mais elevadas.”

Os sintomas da meningoencefalite amebiana primária incluem dor de cabeça intensa, febre, náusea, vômito, rigidez na nuca e confusão mental. À medida que a infecção progride, podem surgir convulsões, alucinações e coma, levando rapidamente ao óbito, muitas vezes em questão de dias após o início dos sintomas.

você pode gostar também