Automatização: Amazon usa IA para identificar avarias em seus produtos
Num contexto de descontentamento de funcionários, a empresa parece buscar a automação de processos.
O uso da tecnologia no mercado de trabalho tem inovado os métodos de produção, fiscalização e gerenciamento das indústrias.
Por isso, diversas empresas já estão optando pela implementação de tecnologias como máquinas autônomas e inteligências artificiais (IAs) em seus negócios. Uma dessas companhias que adotam a tecnologia, e que já não é novidade, é a Amazon.
A Amazon é uma das maiores empresas do mundo e age como uma das principais corporações no ramo de vendas e entregas de mercadorias.
Contudo, mesmo que a IA da marca já seja conhecida, a companhia desenvolveu uma nova função para Machine Learning (ML) que irá atuar na conferência de seus produtos.
Amazon usa IA para conferir produtos em armazéns
A gigante da indústria de distribuição começou a utilizar IAs para inspecionar os produtos antes de serem embalados. O que a máquina faz é basicamente procurar por danos que os humanos não foram capazes de detectar nas mercadorias.
O diretor de ciência da Amazon Robotics, Jeremy Wyatt, explica que os trabalhadores dificilmente encontram produtos danificados.
Isso se dá pelo baixo índice de mercadorias avariadas, que é de cerca de um a cada mil itens. Embora o número pareça baixo, por se tratar da distribuição de bilhões de pacotes anuais, ele se torna relevante. Além disso, fiscalizar as mercadorias não é a função principal do colaborador.
A IA utiliza imagens de objetos sem estragos para comparar com a digitalização do produto e verificar se este possui alguma degradação. Assim, o funcionário decidirá se pode realmente enviar o produto ou se deve trocá-lo.
Problemas com os funcionários
A Amazon investe fortemente na automação de seus processos industriais, como quando começou a usar robôs para carregar objetos, colocá-los em caixas ou escanear códigos. Contudo, esse investimento pode ter um motivo por trás, já que a empresa é alvo de diversas críticas por parte, principalmente, de seus funcionários.
A companhia passa por momentos tensos, pois os colaboradores estão exigindo seus direitos trabalhistas, que não estão sendo atendidos. Muitos deles já protestam pela melhoria no ambiente de trabalho. Portanto, investir em maquinário autônomo parece uma fuga da empresa para não lidar com as exigências dos trabalhadores.