Amazon oferece valor pífio a influenciadores e vira chacota nas redes

Empresa decidiu criar uma parceria com criadores de conteúdo a um valor muito abaixo do comum, por isso virou alvo de crtícias

Com o objetivo de ampliar seu feed de compras de maneira semelhante ao TikTok, a Amazon decidiu convocar um supertime de influenciadores. A ideia é que cada criador elabore vídeos exclusivos para a plataforma.

Até aí parece algo comum para os tempos modernos. O problema foi o valor oferecido pela empresa: US$ 25 por vídeo, o que fez a empresa ser ridicularizada na internet.

A principal crítica dos influenciadores é o fato de o valor ser o equivalente a apenas um décimo do preço atual. Os criadores de conteúdo ficaram sabendo da oferta por meio de um e-mail enviado pela própria Amazon solicitando o envio de vídeos mostrando dois ou mais produtos vendidos dentro da plataforma.

A plataforma, que hoje é uma das mais expressivas quando o assunto é e-commerce, ainda avisou que pagaria no máximo US$ 12,5 mil por criador, o que seria equivalente à produção de cerca de 500 vídeos. Os conteúdos precisam ainda estar de acordo com os critérios estabelecidos pela empresa.

O investimento previso pela gigante do e-commerce é de US$ 875 mil, ou seja, a empresa está disposta a receber cerca de 35 mil vídeos de diferentes criadores de conteúdo. Apesar das duras críticas que a empresa recebeu nas redes sociais, a Amazon decidiu ficar calada e não comentou o caso.

Foto: Reprodução

Parceria com influenciadores tem ganhado espaço

Essa não é a primeira vez que a Amazon decide ir atrás de criadores de conteúdos para parcerias dentro da plataforma. Em dezembro do ano passado, a empresa lançou o projeto “Inspire”. Trata-se de um feed de fotos e vídeos semelhante à rede social TikTok.

Esse feed criado pelo e-commerce é personalizado de acordo com o algoritmo, ou seja, possui um recurso para filtrar os interesses dos usuários. Ele usa esses dados para apresentar produtos que podem ser comprados dentro da loja on-line da Amazon.

Mas será que a estratégia com influenciadores funciona?

Atualmente, empresas adotam influenciadores como estratégia de conteúdo. Mas será que isso dá certo? Especialistas da área indicam que essa é uma forma bastante prática de trazer relevância a uma marca, haja visto que os influenciadores têm uma audiência bastante engajada.

Muitos criadores de conteúdo contam com um público bem nichado, ou seja, pessoas que confiam em seu gosto e em suas dicas, pois sentem uma conexão. Por isso, ao usar a imagem de influenciadores para fazer propaganda de seus produtos, uma marca atrai a atenção do público de forma autêntica.

Para muitos, influenciadores moldam opiniões e decisões, pois têm um público que confiam neles quase como se fossem amigos. Porém, tudo deve ser feito com equilíbrio, principalmente se a ideia é aproximar as pessoas de determinada marca.

E aí, você tem o hábito de aceitar dica dos influenciadores que segue nas redes?

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