Alô, paulistas! São Paulo começa a emitir o 'novo RG'; saiba como obtê-lo
Desde o dia 29 de janeiro, o estado começou a agendar os atendimentos. Atente-se para não ficar de fora da novidade!
O estado de São Paulo já começou a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Desde a segunda-feira (29), o governo iniciou o atendimento.
O novo documento, além de substituir o antigo RG, vai usar uma tecnologia especial de proteção.
Estamos falando do blockchain, ou seja, um recurso que vai proteger e compartilhar os dados do cidadão com outros sistemas da federação, como os da saúde e da segurança pública.
Para dar início ao processo de emissão, você precisa agendar o atendimento por meio do aplicativo do Poupatempo. Ele já existe tanto para Android quanto para iPhones (iOS).
Até o momento, esse processo não está liberado pelo site, sendo possível apenas pelo app.
Gratuidade garantida
Novo documento substituirá o antigo RG – Foto: Reprodução
O serviço é inteiramente gratuito. Como se trata da primeira emissão da nova carteira de identidade, nada será cobrado do cidadão. O atendimento e a primeira via são gratuitos.
No caso de São Paulo, cada pessoa deverá preencher alguns requisitos importantes para obter a CIN. São eles:
- Ser maior de 16 anos;
- Estar em dia com a Receita Federal;
- Ter conta nível prata ou ouro no Gov.br;
- E não ter outra solicitação da CIN em andamento.
Fora isso, no momento do atendimento, conforme o dia e o local agendados, os cidadãos devem apresentar a certidão de nascimento ou de casamento.
O serviço é realizado, por enquanto, em postos do Poupatempo, nas seguintes localidades:
- São Paulo (capital): Itaquera, Sé, Lapa e Santo Amaro;
- Região Metropolitana: Caieiras e Guarulhos.
Já em outros locais, a emissão ocorre em postos do Descomplica ou Atende Fácil, como nas cidades de São Miguel, Barueri e São Caetano do Sul.
Ampliação contínua
Nesse começo de processo, a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ainda está em fase inicial, mas a ideia do governo de São Paulo é ampliar o serviço à medida que o tempo passar.
A obtenção do chamado “novo RG” é importante para se enquadrar nas novas regras, mas saiba que o modelo antigo do documento ainda será válido até fevereiro de 2032, para que todo o país tenha tempo de se adequar à novidade.
Não há, portanto, necessidade de pressa, a não ser que você queira ter a CIN em mãos o quanto antes.
Vantagens do blockchain
Uma das vantagens do novo formato do RG, com certeza, é a segurança. O uso da tecnologia blockchain é um diferencial importante.
Ela atua como se fosse um registro digital e possibilita, por exemplo, reunir em um único lugar todas as informações da pessoa, incluindo benefícios financeiros, registros no INSS, prontuários do SUS, dados fiscais, eleitorais e tributários.
O blockchain é baseado em um formato de sistema descentralizado. Essa característica é suficiente para minimizar os riscos de ataques cibernéticos e roubo de dados para uso ilegal.
A CIN vai adotar o número do CPF como Registro Geral Nacional. Com isso, chegará ao fim o uso do número do RG como identificação do cidadão.
O documento terá, ainda, um QR Code que possibilitará a checagem de autenticidade.