Risco à saúde: 5 alimentos mais contaminados e que podem até causar MORTE
Será que você tem o hábito de comer algum dos alimentos da lista?
Desde sempre, nós costumamos ouvir que nossa alimentação é primordial. Isso porque é a verdadeira porta de entrada para tudo de bom e ruim que vai dar energia para o nosso corpo.
No entanto, é preciso ter atenção, já que os alimentos com contaminação podem gerar doenças e fazer muito mal ao nosso organismo.
Por isso, acompanhe a leitura a seguir e fique por dentro de quais são os alimentos com maior risco de contaminação!
1. Folhas verdes
De acordo com o levantamento feito pela Consume Reports, organização dos Estados Unidos, as folhas verdes estão em primeiro lugar em relação à contaminação.
Por meio delas, já houve a ocorrência de 11 mortes, 614 casos de doenças, sendo uma das mais comuns a Salmonela, e 50 surtos.
2. Queijos e embutidos
Os principais patógenos que se relacionam a esses tipos de alimentos são a Escherichia coli, a Salmonella typhimurium e a Listeria monocytogenes.
Com isso, muito tempo antes do consumo, essa contaminação pode ocorrer. Desse modo, já houve o registro de 7 mortes, 409 casos de doenças e 122 surtos.
3. Carne moída
Já houve o registro de 2 mortes, 643 casos de doenças, 22 surtos e um total de 6.234.372 kg recolhidos por conta de procedência duvidosa.
Tudo isso acontece porque a carne, em seu preparo de moagem, fica mais suscetível a contaminações, gerando males à saúde de quem consome.
4. Cebola
No caso da cebola, não houve mortes, mas houve 2.167 casos de doenças, 13 surtos e 35.387.377 kg foram recolhidos de circulação.
Ela parece inofensiva, mas a hortaliça pode reunir muitos microrganismos em suas cascas, ainda mais pela falta de costume de ser lavada.
5. Peru
O personagem principal do Natal também está na lista dos cinco alimentos mais contaminados. Por meio dele, houve surto de Salmonela, totalizando 13 nos EUA. Além disso, foram registradas mortes e 2.167 casos de doenças, gerando alerta para a população.
A maioria das contaminações trazidas acima se relaciona a bactérias, mas também é necessário tomar cuidado com as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), que possuem os vírus como causa.