Estudiosos descobrem ALIMENTO utilizado nas pinturas de Leonardo da Vinci

'Ingrediente secreto' também teria sido usado em obras de outros artistas clássicos além de Leonardo da Vinci.

Os grandes clássicos da arte são sempre objeto de estudos para os cientistas. Dessa vez, foi descoberto um ingrediente inusitado nas obras dos artistas Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli e Rembrant.

Isso porque um estudo publicado na revista Nature Communications destacou a hipótese da presença de gema de ovo nas pinturas a óleo desses grandes artistas.

Obra “A Santa Ceia”, de Leonardo Da Vinci. Imagem: Reprodução

A presença dessa proteína chamou atenção pelos indícios de terem sido incluídas de forma intencional, diferentemente do que se afirmou anteriormente.

No passado, a utilização era ligada apenas a algum tipo de contaminação que poderia ter acontecido com o tempo.

O estudo

Obra “O Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli. Imagem: Reprodução

A pesquisa, publicada na revista Nature Communications, além de trazer a grande probabilidade da utilização intencional do ovo, trouxe informações sobre como os grandes pintores utilizavam suas técnicas e preparavam as tintas.

De acordo com o artigo, a mistura da gema do ovo às tintas a óleo acontecia para que as obras de arte tivessem maior resistência à umidade e ficassem menos sujeitas ao amarelamento.

“Os resultados mostram que, mesmo com uma quantidade muito pequena de gema de ovo, é possível obter uma notável mudança de propriedades na tinta a óleo, indicando como isso pode ter sido benéfico para os artistas.”

Obra “Noiva Judia”, de Rembrandt. Imagem: Reprodução

E muito já se comentou sobre a utilização da gema do ovo. Porém, não havia um trabalho com foco em aprofundar o assunto, como comenta Ophélie Ranquet, autora do estudo do Instituto de Engenharia de Processos Mecânicos e Mecânica do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha:

“Existem pouquíssimas fontes escritas sobre isso e nenhum trabalho científico foi feito antes para investigar o assunto com tanta profundidade.”

Ainda segundo os cientistas, essa adição funcionava como um antioxidante, onde a proteína ajudava a impedir a deterioração da tinta usada por pintores famosos, como Leonardo da Vinci.

você pode gostar também