Alerta: estes números são proibidos em senhas de cartões de crédito e podem colocar sua conta em risco
Descubra os números perigosos que podem comprometer a segurança de sua conta bancária. Um alerta de especialistas revela os dígitos proibidos para senhas de cartões de crédito, expondo a vulnerabilidade financeira de milhões de usuários.
Foto: Reprodução
Atualmente, é praticamente impossível encontrar alguém que não use o famoso cartão de crédito, considerado por alguns como indispensável em nossa vida. Não podemos negar que os cartões de crédito proporcionam uma praticidade e rapidez em nosso dia a dia que, há anos atrás, nem imaginávamos que um dia teríamos.
Porém, como nem tudo são flores, junto à praticidade e à modernidade dos cartões de crédito, surgiram também os cibercriminosos, que estão sempre tentando se aproveitar de nossas contas bancárias.
Hoje em dia, já existem milhares de crimes relacionados aos cartões de crédito, que normalmente costumam gerar muita dor de cabeça para o dono do cartão. Na maioria dos casos, é ele quem sai no prejuízo.
Por isso, é ideal escolher os números certos e seguros para usar como senha em seu cartão de crédito. Confira abaixo uma lista de números proibidos que você deve evitar usar como senha.
Nada de óbvio
Provavelmente, em algum momento da sua vida, você já usou senhas genéricas como “1234”, “1111” ou “0000”. Isso geralmente ocorre por medo de esquecer os números; afinal, hoje em dia, para quase tudo é necessária uma senha. Então, por que não ajudar a nossa mente esquecida a decorar os números mais fáceis?
Bem, acontece que, da mesma maneira que esses números são mais fáceis para o nosso cérebro lembrar, eles também são mais fáceis de serem hackeados. Portanto, para evitar estresse, é melhor você trocá-los por números mais complexos, que dificultam a vida dos cibercriminosos.
Saiba que aniversários não combinam com o seu cartão de crédito
Muitas pessoas acabam utilizando datas importantes, como seus próprios aniversários ou aniversários de familiares e pessoas especiais, para criar senhas de cartão de crédito. Contudo, preciso dizer que essa não é uma boa ideia!
Essas datas podem ser significativas para você, mas estão facilmente disponíveis nas redes sociais para que qualquer um veja. Portanto, a menos que você queira receber uma surpresa indesejada de um hacker no seu aniversário, é melhor não usar esse tipo de senha.
Fuja do efeito dominó!
Números repetidos, como “7777”, ou em sequência, como “2345”, podem parecer bastante satisfatórios na hora de digitar sua senha, porém são extremamente inseguros. As tecnologias desenvolvidas pelos hackers desvendam esse tipo de sequência ou repetição em segundos. Por isso, é melhor você não usar esse tipo de senha.
Esqueça seus dados pessoais!
O número de RG, CPF, telefone ou endereço podem até parecer opções seguras e fáceis de lembrar, mas usar esse tipo de senha é como se você estivesse implorando para um ladrão levar todas as suas coisas. Os criminosos podem usar todos esses números para roubar sua identidade, e ninguém quer um gêmeo do mal andando por aí.
Combinações fáceis não são uma boa escolha!
Pode parecer bastante óbvio, mas é sempre bom lembrar: nunca use opções muito fáceis de adivinhar, como os últimos quatro dígitos do seu número de cartão, como senha. Essa, provavelmente, será uma das primeiras opções que criminosos tentarão usar para hackear você.
As senhas mais inseguras
Um cientista de dados do Facebook, chamado Nick Berry, decidiu realizar uma pesquisa para descobrir quais são as senhas mais inseguras utilizadas em cartões de crédito. O resultado mostrou que números como “1234” e “1111” estão no topo da lista dos mais utilizados, apesar de parecerem extremamente vulneráveis.
Essas combinações são bastante utilizadas e pouco seguras. Conforme o The Guardian, milhares de usuários ainda costumam usar esses números como senha. Em entrevista, Berry diz que é intrigante perceber que, mesmo com 10 mil possíveis combinações de números para escolher para uma senha de quatro dígitos, essas opções simples e inseguras ainda sejam tão populares.
Diante disso, é melhor começarmos a pensar duas vezes antes de escolher qualquer senha para nossos cartões de crédito. Afinal, a previsibilidade é o inimigo aqui.