Abasteça sem medo: aprenda a se proteger de golpes em postos de combustível

Confira o novo alerta sobre golpes em postos de gasolina, como mangueira fantasma e bomba fantasma, e fornece dicas práticas para os consumidores evitarem serem vítimas dessas fraudes.

Abastecer o carro no Brasil é um desafio. O preço da gasolina está alto, além disso, os consumidores estão preocupados com golpes nos postos de gasolina.

Dois desses golpes são conhecidos como mangueira fantasma e bomba fantasma. Se você quiser saber mais a respeito, continue lendo e entenda como funcionam e qual é a melhor maneira de evitá-los.

Golpe da mangueira fantasma

Conhecido como “mangueira fantasma”, o golpe leva a pessoa a acreditar que está abastecendo o carro corretamente, no entanto, o frentista dobra a mangueira de combustível.

Isso faz com que o combustível fique preso na mangueira, em vez de entrar no tanque do carro. Cria-se a impressão de que o carro está sendo abastecido, mas, na verdade, não está.

Outro golpe que caiu no conhecimento do povo foi o chamado “bomba fantasma”, que é parecido com o anterior. Nesse caso, a bomba de combustível indica que está abastecendo o carro. O preço sobe, porém o combustível não é inserido no tanque do carro. Você paga, mas não recebe a gasolina que comprou. Estima-se que um litro seja perdido.

Você sabe como evitar cair nesses golpes? A seguir, explicamos a melhor maneira de se prevenir.

Foto: Freepik

Qual é a melhor maneira de evitar cair nesses golpes?

Então, qual é a melhor forma de evitar esses golpes? A primeira ação a tomar é prestar atenção na hora de abastecer. Se a mangueira estiver dobrada, peça que seja esticada antes de começar a abastecer. Isso evitará o golpe da mangueira fantasma.

Em relação à bomba fantasma, observe sempre o nível de gasolina do seu carro antes e depois de abastecer. Se a quantidade não aumentou como esperado, pode ser que você tenha sido vítima do golpe.

Se você suspeitar que foi vítima de um desses golpes, o primeiro passo é informar ao posto de gasolina. Você tem o direito de receber o combustível pelo qual pagou ou pedir reembolso. Se o posto não quiser reembolsá-lo, você poderá chamar a polícia.

É importante lembrar que, como consumidor, você tem direitos. Não é correto pagar por algo que você não recebeu. Preste sempre atenção ao abastecer o carro e não tenha medo de reclamar se algo parecer errado. Afinal, você trabalhou duro para ganhar o seu dinheiro e não merece ser enganado.

você pode gostar também