Clarão no céu do Paraná faz noite virar dia; entenda
Estrela cadente passou pelas cidades de Cascavel e Capanema.
Na madrugada da última terça-feira (7), os moradores do estado do Paraná testemunharam um fenômeno meteorológico singular. Um clarão no céu iluminou intensamente as cidades de Cascavel e Capanema, as quais ficam, respectivamente, no oeste e no sudoeste do estado do Paraná.
Câmeras de segurança instaladas no município registraram o fenômeno luminoso que intrigou os moradores das cidades. Observe como o céu fica iluminado nessas filmagens compartilhadas pelo portal Tarobá News:
Segundo especialistas do Climatempo, esse tipo de fenômeno é natural. O órgão ainda explica que, muito provavelmente, o fato se deu por se tratar da passagem de um meteoro que comumente chamamos de “estrelas cadentes”.
Essas estrelas cadentes são também chamadas de meteoros porque são fragmentos de material (rocha) que se queimam parcialmente quando entram na atmosfera terrestre, até atingirem o solo. Depois de chegarem ao chão, são chamados de “meteoritos”.
Vale frisar que não há motivo para alarme. Esse fenômeno meteorológico é natural, e dado que ele passou a uma distância segura do globo terrestre, apesar do clarão intenso, ele não representa um perigo real para os moradores.
Mas por que aconteceu um ‘clarão no céu’?
Lembra que comentamos que o pedaço de rocha pequeno (meteoroide) se queima parcialmente quando entra em contato com a atmosfera terrestre?
Então, quando o meteoro entra na atmosfera terrestre, ele vem com muita velocidade, causando atrito com o ar, o que provoca um efeito de fusão (queima) total ou parcial desse meteoro. Quanto maiores os corpos, maiores serão os meteoros e mais intensas serão as bolas de fogo e bólidos produzidos por eles.
Esse fragmento em chamas cria um rastro luminoso no céu, que durante o dia não é tão perceptível, mas à noite cria o efeito de um “clarão no céu”.
Em entrevista ao portal da cidade de Cascavel, Tarobá News, o astrônomo Maico Zorzan dá mais detalhes sobre esse fenômeno. Veja: