Dicas infalíveis para reduzir consideravelmente seu gasto de eletricidade
Aparelhos desligados ou em standby ainda consomem energia elétrica para manter o funcionamento, tire-os da tomada quando não precisar.
Atualmente, as contas de energia elétrica possuem as bandeiras tarifárias, as quais, dependendo da cor, aumentam ou não a sua conta.
Sendo assim, agora as pessoas estão muito mais atentas aos valores que pagam, afinal, de um mês para o outro a bandeira tarifária poderá mudar e você tem que se preparar para o gasto adicional.
Mas saiba que é possível fazer pequenas modificações em sua casa e em sua rotina. Assim, independentemente da bandeira, ajudaram a reduzir o gasto no final do mês. Muitas pessoas pensarão imediatamente em reduzir o tempo no banho ou em desligar as luzes de cômodos em que não estão no momento.
E, sim, quem pensou nisso está certo. São práticas comuns para todos, a fim de reduzir o gasto de energia elétrica. Contudo, estamos falando aqui sobre questões que podem passar despercebidas por todos.
Aparelhos conectados, mesmo desligados, ainda consomem energia
Não é mistério para ninguém que aparelhos conectados ainda consomem energia. Entretanto, muitas pessoas não dão atenção à quantidade de eletrodomésticos presentes em uma casa. Considerando que em média os brasileiros possuem os seguintes itens: televisão, micro-ondas, modem de internet.
Esses são aparelhos presentes em quase 100% das casas. Além deles, qualquer outro aparelho que possua algum tipo de display ou mantenha alguma “luzinha ligada”, mesmo ao ser desligado, pode ser um potencial foco para o gasto de energia.
Lendo isso, você poderá dizer, “ah, mas mesmo que mantenha corrente, é um gasto muito fraco”, e você acertou se afirmou isso. Aparelhos desligados ou em modo de espera (standby) gastam pouquíssima energia elétrica, mas ainda assim gastam.
Então, pense por um minuto: quantos aparelhos que ficam conectados dia e noite existem em sua casa e por quanto tempo eles ficam desligados ou em standby? Já pensou que nesse tempo em que não estão sendo utilizados eles poderiam não estar gastando nada.
Use como exemplo um micro-ondas. Ele é utilizado normalmente para aquecer ou descongelar comida. Considerando que faça três refeições ao dia, não será necessário desse aparelho um uso muito maior do que 20 minutos.
Ainda assim, ele passa conectado à tomada 24 horas. Desse modo, mesmo que gaste pouca energia, essa eletricidade está sendo utilizada apenas para manter o display ativo ou qualquer outra função do aparelho que necessite de energia elétrica.
Retirar esses aparelhos da tomada durante momentos em que não estão sendo utilizados, em geral, pode causar uma redução de até 5% em suas contas de energia elétrica. Além disso, é importante atentar-se para não sobreutilizar alguns outros aparelhos, como o carregador de celular.