Existe uma associação entre os mitos gregos e os limites da Inteligência Artificial atual

Os antigos gregos contavam histórias sobre o uso de tecnologia para favorecer a vida humana. Confira!

Quando falamos em tecnologia de robôs e Inteligência Artificial (IA), logo, associamos ao futuro. Porém, algumas histórias antigas da Grécia comentavam sobre esse assunto. Ou seja, há cerca de 3 mil anos já existiam traços da Inteligência Artificial na mitologia grega.

Os mitos gregos já apontavam consequências de robôs à humanidade

Os mitos gregos de máquinas semelhantes a humanos podem nos ensinar sobre os riscos da criação de robôs e da inteligência artificial. Quem compartilha esse fato é o portal The Next Web!

De acordo com eles, os mitos estão no livro da historiadora Adrienne Mayor, chamado “Deuses e Robôs: Mitos, Máquinas e Sonhos Antigos de Tecnologia”. A autora afirma que essas histórias são “um testemunho da persistência em pensar e falar sobre o que é ser humano e o que significa simular a vida”.

O portal analisou três dos contos presentes no livro, confira a seguir:

Donzelas Douradas

Quem construiu esse “robô” foi Hefesto, Deus do fogo. A sua principal função era antecipar as necessidades de quem a criou. Essas Donzelas Douradas tinham a sua forma física parecida com mulheres e também possuíam consciência e comunicação através da fala.

A ideia de ferramentas que antecipam a necessidade do dono também era levantada por Aristóteles. Esses pensamentos se assemelham muito aos objetivos atuais para o desenvolvimento de tecnologias, reduzir o trabalho dos humanos usando robôs.

Talos

Também feito por Hefesto, esse gigante robô de bronze foi um presente para Minos, filho de Zeus. Minos, rei de Creta, utilizava o robô para proteger a ilha. Quando algum navio se aproximava, Talos arremessava pedras evitando que eles chegassem à costa.

Ele também podia queimar inimigos ao aquecer o corpo. Uma grande lição é reforçada nessa história, a tecnologia pode ser utilizada para manter o controle sobre alguma população por tiranos. O mesmo se espera do futuro para o uso da IA.

Pandora

Zeus ordenou a Hefesto que criasse Pandora após prometeu roubar o fogo dos deuses e entregar aos humanos para que eles pudessem usar tecnologia. Assim, a criação era uma forma de punição, um mal disfarçado de dádiva. Ela foi enviada à Terra e liberou todos os tipos de mal que permeiam a humanidade. A principal questão que essa história destaca é se a humanidade não está sofrendo um complexo de Deus.

você pode gostar também