Surpreendente: estátua de Hércules é encontrada durante reformas em parque romano
A descoberta arqueológica ocorreu na última quinta-feira (26), em Roma, e chamou a atenção por representar um grande herói grego.
De acordo com o Parque Arqueológico de Appia Antica, em Roma, na última quinta-feira (26), foi descoberta uma estátua em tamanho real do herói grego Hércules, a estátua estava na área verde do Parque chamada de Parco Scott.
A publicação que noticiou a descoberta foi resultado de algumas obras que estão sendo realizadas nessa parte do parque para recuperar um duto de esgoto interditado.
As reformas estão sendo acompanhadas de perto por uma arqueóloga, o que facilitou a identificação do artefato com a aparência de Hércules.
A escavação responsável pelo incrível achado do século passado chegou a uma profundidade de 20 metros e acabou movendo uma grande quantidade de terra, formando enormes aberturas no chão e, consequentemente, modificando a estrutura do local.
Por isso, de forma consciente, o Parque irá realizar um restauro da colina, bem como a plantação de novas árvores. A arqueóloga que acompanha as escavações é Federica Acierno, a quem todos os envolvidos na obra são muito gratos.
A página do Parque escreveu em sua página oficial do Facebook:
“Hoje, depois de semanas de movimentos de aterros completamente desprovidos de achados arqueológicos, Parco Scott nos deu uma grande surpresa: uma estátua de mármore em tamanho real que, devido à presença da pele do leão cobrindo sua cabeça, nós podemos certamente identificar com um personagem vestido de Hércules.” — Parque Arqueológico de Appia Antica, Facebook.
Artefatos gregos e romanos são muito valorizados
A Roma e a Grécia são sempre locais que chamam a atenção por revelar descobertas arqueológicas de diferentes épocas, a estátua de Hércules foi a mais recente e, no século que passou, era muito usada para decorar locais importantes.
Hércules era considerado filho de Zeus e da mortal Alcmena, portanto, um semideus, suas esculturas costumam estar espalhadas por lugares públicos, pois ele era muito respeitado por todos. Até hoje suas estátuas ainda são encontradas como as citadas aqui na matéria.
De acordo com uma publicação feita pela CNN Brasil, em 2022 foi encontrada uma outra estátua de Hércules com quase 2 mil anos na Grécia. O arqueólogo envolvido na pesquisa, mas que não participou da escavação, descreveu o achado como: “extraordinariamente interessante”, após a descoberta, as pesquisas e as escavações continuaram.
A valorização de artefatos romanos e o estudo desses objetos são especiais para os pesquisadores porque o lugar onde são encontrados e os objetos em questão, expõem como as culturas eram impactadas e vinham a impactar outras gerações até chegar a nós hoje.