Cientistas afirmam que elefantes são essenciais para o controle de carbono; entenda
Temos que ter mais respeito e apreço por esses animais, já que eles estão ameaçados de extinção, sendo caçados em muitas partes da África Ocidental.
Stephen Blake, biólogo e estudioso, concluiu um estudo publicado nesta segunda-feira na revista científica norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), explicando por que os elefantes são tão importantes para o nosso planeta e como eles interferem diretamente na atmosfera e no controle do gás carbônico.
Muito tem a ver com a sua alimentação. Os mamíferos acabam fazendo um controle das espécies de árvores que consomem mais ou menos carbono. Essa prática interfere diretamente no enfrentamento do aquecimento global.
Como isso funciona?
Árvores de madeira leve consomem baixa densidade de gás carbônico e as de madeira pesada consomem mais desse poluente, tirando-o da atmosfera. No que diz respeito aos elefantes, estes costumam se alimentar com mais frequência das árvores mais leves, por serem mais saborosas.
Sendo assim, as árvores que consomem mais carbono crescem melhor.
Os dados foram coletados no Parque Nacional Nouabalé-Ndoki e de LuiKotale na República Democrática do Congo. E Blake afirma que não para por aí. Sua pesquisa também concluiu que a alimentação desses animais causa a dispersão de sementes.
O processo é simples, quando a fruta densa em carbono é consumida, as sementes passam pelo intestino do elefante e, ao saírem no estrume, elas podem brotar e se transformar em grandes árvores na floresta.
Nas palavras do cientista, temos que ter mais respeito e apreço por esses animais, já que eles estão ameaçados de extinção, de forma que são caçados em muitas partes da África Ocidental.
Estimava-se a existência de 10 milhões de elefantes antigamente, e hoje em dia temos menos de 500 mil e em áreas bem isoladas. Em 30 anos, sua existência caiu 80%.
“Como uma sociedade global, podemos continuar a caçar esses animais altamente sociais e inteligentes e vê-los se extinguir, ou podemos encontrar maneiras de impedir essa atividade ilegal. Salve os elefantes e ajude a salvar o planeta, é realmente simples assim.”