Asteroide passará próximo à Terra em breve; veja data e horário para acompanhar

De acordo dados oficiais, mesmo se o asteroide colidisse com a Terra, ele não nos causaria muitos estragos por conta de seu tamanho. Saiba mais!

Neste último final de semana, foi descoberto um novo asteroide em nossa galáxia. Curiosamente, este asteroide deve passar muito perto do planeta Terra e alguns observatórios já estão se planejando para transmitir ao vivo esta passagem. De acordo com as informações divulgadas pela NASA, o asteroide ganhou o nome de 2023 BU.

O 2023 BU está previsto para passar perto do nosso planeta amanhã, quinta-feira (26), às 19h30, do horário do leste, segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA. Até então, este será o quarto voo mais próximo do nosso planeta já visto pelos estudiosos.

Confira mais informações sobre o 2023 BU logo a seguir.

Mais sobre o 2023 BU e sua passagem perto da Terra

O asteroide passará a uma distância de um pouco mais de 10.460 km do centro da Terra e ele estará em uma velocidade de mais 53.591 quilômetros por hora! Se levarmos em consideração que a distância entre o centro e a superfície da Terra é de aproximadamente 6.437 km, é possível afirmar que o asteroide passará a cerca de “apenas” 4.023 km de altitude acima da superfície do planeta.

Como dito anteriormente, este será o quarto voo mais próximo a Terra já registrado, dentre mais de 35 mil aproximações feitas. Esta informação também pode ser fornecida pelo CNEOS, que possui dados dessas aproximações tanto as relativas ao passado quanto as do futuro. É interessante ressaltar que os dados chegam a cobrir aproximações até o ano de 2200!

Apesar de passar tão rente ao planeta Terra, os astrônomos afirmaram que não existe nenhuma possibilidade desta rocha se chocar com o nosso planeta.

Como posso acompanhar a passagem do asteroide?

Caso você tenha vontade de assistir esta passagem ao vivo, o Observatório Astronômico Bellatrix em Ceccano, na Itália, está disponibilizando o Virtual Telescope Project (VTP).

Como o nome já diz, ele vai funcionar como uma espécie de telescópio virtual, por meio do qual será possível assistir a esta passagem.

Sua transmissão deve ocorrer a partir das 19h15, no horário universal, e às 14h15, no horário do leste da Terra.

você pode gostar também