É possível usar robôs para votar nos paredões do BBB? Especialistas respondem
Todo ano, a Globo tenta aprimorar cada vez mais o seu sistema de votação do reality show.
Muitas pessoas ainda possuem muitas dúvidas referentes a votação do BBB 23 (Big Brother Brasil). Alguns acreditam que esta votação é manipulada pela direção do programa, outros já acham que não acontece este tipo de situação, apesar de não haver nenhuma explicação sobre como acontece este trâmite.
Além disso, existem pessoas que acreditam no uso de robôs em determinadas votações. Porém, existem algumas maneiras de se precaver desta prática, de acordo com os especialistas neste assunto.
O uso dos famosos bots pode ser evitado por parte da emissora na hora de contabilizar os votos de cada paredão do BBB. Saiba mais informações, a seguir.
Como a Globo evita fraudes com o uso de robôs nas votações do BBB23?
Antigamente, as votações do reality show eram feitas através de ligações de telefone. No entanto, com o avanço da tecnologia, esta prática foi deixada de lado pela emissora. Agora, as votações para decidir os paredões do Big Brother Brasil, acontecem inteiramente pela internet, através do site oficial da Globo, o Gshow.
Uma das formas de segurança mais usadas pelos portais para evitar o uso de robôs, são os captchas. Os captchas são aqueles testes que, através de figuras, pedem para você sinalizar onde está o objeto requisitado em determinada imagem. Ao que se sabe, com esta ação, é possível diferenciar se é um robô ou um ser humano fazendo aquele voto.
Existem alguns robôs que conseguem acertar estes desafios de imagem, entretanto, ainda assim, é possível reconhecê-los por conta do tempo que levam para cumprir esta ação. Geralmente, os seres humanos demoram cerca de cinco segundos para concluir o desafio, já os robôs, demoram apenas um segundo para identificar o tal objeto.
De acordo com o professor de ciência da computação da PUC, Diogo Cortiz, “Existem outras técnicas que podem ser combinadas, como o local de acesso, o IP e o comportamento do tráfego, como picos de acesso e votos em um mesmo participante”.
Contudo, estes especialistas afirmam que não existe nenhuma votação, mesmo do BBB23, que seja 100% segura. Ou seja, sempre existe alguma possibilidade ou brecha para burlar o sistema. Em 2019, a Globo fez um hacktown, uma espécie de teste de fraude de sistema, onde o cientista da computação Rafael Viana conseguiu burlar o sistema da emissora.
“Não existe um solução 100% imune contra fraudes. O que precisamos fazer é dificultar o máximo possível uma fraude para que ela não seja replicável”, afirma o cientista.
Na última edição do reality show, o cientista foi dar uma conferida no sistema de votação da emissora, para ver como estava sendo feita a segurança da votação do BBB23. Segundo ele, “eles já estavam com um novo sistema muito mais seguro”, lembrou o cientista.