Tecnologia de ‘Avatar’ pode ser utilizada para tratamento médico
Você sabia que a tecnologia que revolucionou o cinema utilizada em 'Avatar' também pode trazer um grande avanço para o campo médico? Confira!
No mês passado, foi lançado o segundo filme da franquia “Avatar”, dirigido por James Cameron. No dia de ontem, 23, o filme alcançou a marca de US$ 2 bilhões, tornando-se o sexto filme com maior bilheteria do cinema.
Contudo, o título permanece nas mãos de seu antecessor. O primeiro filme de “Avatar” tem a estrondosa marca de US$ 2,92 bilhões.
Tecnologia de ‘Avatar’
O sucesso dos longas é muito mais do que merecido, afinal, James Cameron já possuía a ideia para os filmes anos antes de seu lançamento, entretanto, na época ainda não existia uma tecnologia extremamente necessária para a realização dos longas, sendo essa a captura de movimentos.
Atualmente, após o sucesso e a grande qualidade de “Avatar” alcançada por Cameron, a técnica de captura de movimentos foi mais amplamente utilizada, uma vez que é capaz de criar uma sensação muito mais realista e vívida para os personagens em animações 3D.
Por consequência, vê-se um grande desenvolvimento e aperfeiçoamento dessa captura de movimentos causados pela produção do filme.
Utilização da captura de movimentos
Além da indústria cinematográfica, outra que se beneficiou da tecnologia foi a indústria de jogos, na qual vemos grandes sucessos atuais que utilizam da técnica, como “God of War (2018)”, “God of War: Ragnarok” e “Resident Evil: Village”.
No entanto, o campo do entretenimento não é o único que pode se beneficiar dessa tecnologia. Em estudos recentes, cientistas da área da saúde descobriram que a utilização de trajes de captura de movimento podem ser feitos para o tratamento precoce de doenças degenerativas.
Segundo os estudos, doenças como “Distrofia Muscular de Duchenne” e “Ataxia de Friedreich” podem ter seus sintomas descobertos antecipadamente graças à captura de movimento do paciente. Isso acontece, pois o traje de captura pode detectar movimentos sutis demais para que o olho humano consiga perceber.
Além disso, a técnica utilizada em “Avatar” é capaz de gerar um modelo digital do paciente, de forma que o profissional responsável pela análise possa retornar em algum momento da gravação que tenha reparado algo fora do comum e analisar cuidadosamente.
Para que isso aconteça, é requisitado aos pacientes que executem movimentos simples e padronizados, de forma que uma simples mudança possa ser captada pelo sistema, bem como a precisão e velocidade com que os movimentos são executados.
Os cientistas apresentam que a captura de movimento pode ajudar na prevenção de outras doenças para além das motoras, como também aquelas que envolvem pulmões, ossos, músculos, e sistema nervoso.