Utilidade pública: esquentar comida em vasilha plástica faz mal? Confira a resposta!

A famosa marmita acompanha muitas pessoas no dia a dia, e o micro-ondas acaba sendo o aliado para esquentá-la. Confira se faz mal esquentar comida em vasilha de plástico!

Como a vida da maioria das pessoas é bastante corrida, é comum que busquem praticidade em atividades rotineiras, como no momento de se alimentar. Para facilitar a vida, pessoas que trabalham fora e têm vida agitada optam por levar suas refeições em vasilhas plásticas e comer quando e onde der.

Mas você já se perguntou se esquentar comida no micro-ondas em vasilha plástica faz mal? Continue a leitura porque vamos responder a essa pergunta.

Faz parte da rotina da maioria das pessoas

Pessoas que trabalham e passam o dia inteiro fora acabam por se ver na necessidade de ter que levar almoço de casa, até pela questão dos gastos que comer em restaurantes traz. Com isso, levar almoço de casa e esquentar em vasilhas plásticas a comida no micro-ondas é uma atividade da rotina dessas pessoas. Mas será que essa simples atitude pode realmente prejudicar a saúde?

A resposta é SIM! E para justificar, de acordo com o portal on-line da Unimed, é necessário ter cuidado tanto na hora de esquentar a comida em vasilha plástica quanto na hora de beber água em uma garrafa que estava exposta ao Sol. Isso porque as embalagens de plástico contêm um componente prejudicial à saúde, que é o Bisfenol-A.

Com isso, esse componente acaba por se dissolver no alimento ou na bebida que o recipiente plástico está armazenando. Assim, ele entra no organismo humano, apresentando-se como uma forma de hormônio e alterando o modo de funcionamento de células específicas.

Basicamente, a substância age como o hormônio estrogênio. Assim, quando a consomem de forma crônica, há consequências irreversíveis, como impotência, câncer, problema com fertilidade e muitos outros.

Portanto, a recomendação dos especialistas é que, em vez de utilizar recipientes de plástico, as pessoas optem por recipientes de vidro. Desse modo, evitam a probabilidade de contaminação pelo Bisfenol-A.

você pode gostar também