TikTok é a rede social mais popular do mundo, mas tem um GRAVE defeito
O TikTok se tornou a mais popular rede social do mundo em pouco tempo após o seu lançamento. Mas qual é o custo de toda essa fama?
O atual queridinho das redes sociais e fonte das maiores trends do momento é o TikTok. É muito difícil que você não conheça esse aplicativo de vídeos curtos, mas caso não conheça, saiba que atualmente ele é a rede social mais acessada do mundo.
Sua popularização foi tão grande que obrigou gigantes do entretenimento como YouTube, além de redes sociais como o Instagram, a disponibilizarem em suas plataformas ferramentas que possibilitam a criação e publicação de vídeos rápidos.
De onde surgiu o Tiktok?
A rede social já possuiu outro nome, antes de sua popularização mundial. O que poucos sabem é que o TikTok surgiu na China possuindo o nome Douyin, lançado em 2016. No ano seguinte ao seu lançamento mundial, a desenvolvedora do Douyin comprou o aplicativo Musical.ly, que foi incorporado ao aplicativo já existente.
Como ele se popularizou tão rápido?
Como muitos de nós sabemos, a fama do aplicativo só ocorreu quando passou por algumas reformulações visuais e de design, passando agora a se chamar TikTok no final de 2018, tornando-se o aplicativo mais baixado nos Estados Unidos.
Por conta de sua facilidade para a criação de conteúdo e rápida disseminação e alcance, o aplicativo foi popularizado rapidamente em todo o mundo, mesmo já possuindo uma base forte de usuários nos EUA e Ásia.
Contudo, uma vez que o advento da pandemia de covid-19 e as medidas de restrição envolveram o resguardo de todos em suas casas, o aplicativo acabou sendo uma medida de passar o tempo para toda a sociedade. Fato esse que ajudou a alavancar sua popularidade e, conforme dito, colocá-lo em pé de igualdade com aplicativos já consagrados como o YouTube.
Como se sentem os seus usuários após horas usando o aplicativo?
Então, qual é a real opinião dos usuários a respeito da utilização do aplicativo? Para muitos jovens, tal como qualquer outra rede social, essa é a maneira que encontram para expressar suas emoções, opiniões ou simplesmente se divertir.
Contudo, em relato para a CNN, alguns jovens descreveram sua insatisfação com o aplicativo, por considerá-lo como um vício.
Enquanto em mesma fonte, psicólogos comentam sobre o algoritmo que faz a seleção dos vídeos, considerando-o desumano, pois, segundo eles, o algoritmo buscaria conteúdos capazes de levar a transtornos mentais, como depressão, anorexia e automutilação.
E você, qual sua opinião sobre o aplicativo? Acha que deveria haver um controle melhor dos conteúdos, uma limitação para o tempo de uso? Seja qual for, não há como negar a influência da rede social na sociedade atual.