NASA encontra opala em Marte, pedra preciosa raríssima na Terra
A opala é considerada rara no planeta Terra, pois só é encontrada em dois países. Confira mais informações!
Um dos planetas do nosso Sistema Solar que é alvo constante de exploração pelos seres humanos é Marte. Além dos Estados Unidos, país pioneiro nesse tipo de viagem, a China começou recentemente a enviar robôs para fazer o reconhecimento do planeta vizinho. Com base nessas viagens, novidades são descobertas a todo momento.
Recentemente, a Nasa avistou uma pedra preciosa, a opala, que é bastante rara aqui, no planeta Terra. O rover “Curiosity” encontrou a preciosidade. Isso ocorreu enquanto ele estava explorando a cratera de Gale, em Marte. Saiba mais detalhes e informações sobre esse achado espacial a seguir.
Pedra preciosa encontrada em Marte
A pedra opala é rara em nosso planeta, isso porque só é possível encontrá-la em dois países. Um desses países onde a opala pode ser encontrada é o Brasil. Mais precisamente, na cidade de Pedro II, no estado do Piauí, região nordeste do País. Outro país em que a raridade pode ser vista é na Austrália, do outro lado do globo.
Além disso, uma curiosidade interessante sobre essa pedra é que um quilate dela pode custar aproximadamente R$ 5.210, na conversão. De acordo com dados divulgados pelo site do G1, até agora, explorou-se apenas 10% da opala em nosso país. Apesar disso, a comercialização dessa raridade já gerou milhões de reais para o Brasil.
Aqui, avistaram a pedra pela primeira vez no século passado, no ano de 1969. Após esse achado, os garimpeiros começaram a explorar a região com mais afinco, em busca de mais pedras opala.
Pode-se encontrar a opala em diversas cores, como preta, marrom, cinza, transparente e nas cores do arco-íris. A pedra também possui em sua formação cerca de 20% de H2O. E essa informação é importante, pois o fato de ela ter sido encontrada em Marte significa uma possibilidade de vida no planeta vermelho.