Em situação de contato alienígena, quais seriam os protocolos?
Entenda o que essa pesquisa prevê em uma situação na qual os seres humanos tivessem contato com extraterrestres.
Há um mundo de possibilidades dentro do imaginário da ficção científica, principalmente quando falamos sobre contatos alienígenas. Não faltam obras cinematográficas que nos apresentem tantas possibilidades de contato, não apenas no cinema, mas também em obras literárias, seriados, desenhos, quadrinhos etc.
Fato é que se aborda o contato alienígena de múltiplas maneiras, como por meio de invasões, fugas, acasos e contatos em diversos graus. Mas você sabe quais seriam os protocolos para reagir a um contato?
Pesquisa tenta nos preparar
Tendo pouca ou nenhuma orientação do que se fazer em uma situação assim, uma pesquisa da Universidade de St. Andrews, realizada em conjunto com o Dr. John Elliot, nos apresentou alguns pontos que devem ser abordados em casos desse nível.
A publicação do estudo aconteceu no site Guardian, e nela se busca responder às seguintes perguntas
“Como a mensagem alienígena deve ser estudada? Deve ser publicado na íntegra antes de ser descriptografado? Os governos permitiriam isso? A humanidade deve responder?”
Perante essas questões, o pesquisador respondeu:
“Após o anúncio inicial, estaríamos analisando o impacto social, a disseminação de informações, a mídia, o impacto nas religiões e sistemas de crenças, o potencial de desinformação, quais capacidades analíticas vamos precisar e muito mais: ter estratégias, ser transparente com tudo o que descobrimos, o que sabemos e o que não sabemos.”
Ele ainda salienta a vital importância da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo o único órgão capaz de lidar com essa situação da maneira correta. Há diversas implicações nessa situação. Contudo, dado o tempo de resposta que pode haver entre o contato, seria preciso mais do que uma geração para interceptar o contato.
O Dr. Elliot acredita que deve ser feita uma espécie de contato nas próximas gerações, ainda que seja buscando algum sinal.
Contudo, um dos cientistas mais famosos do mundo, Stephen Hawking comentou em 2016 que o primeiro contato com uma civilização extraterrestre poderia ser semelhante à chegada de Cristóvão Colombo e à reação dos nativos americanos.
Outro cientista comentou sobre o caso. Michio Kaku é professor de Física Teórica em City College, de Nova York, e alertou que “seria o maior erro da história da humanidade” abordar alienígenas. Isso porque as possibilidades são infinitas, logo, esse poderia ser o contato de maior azar de toda uma espécie.