Só os clássicos: 6 jogos que completam 40 anos em 2023
Com certeza, esses games vanguardistas conseguiram fazer história ao longo desses 40 anos de existência.
Que a vida não é um mar de rosas, todos nós já estamos cansados de saber. Mesmo assim, ainda nos surpreendemos quando as coisas não vão tão bem. Afinal, há momentos que não gostaríamos que chegassem, como o fim de algo de que gostamos muito.
O ano de 1983 foi um desses momentos para o mundo dos jogos, pois foi quando muitas companhias faliram. Caso semelhante ao da Atari, empresa responsável por popularizar os games ao redor do mundo.
Em razão de tantas mudanças e momentos desagradáveis, hoje em dia ela não é mais lembrada, pelo menos não como ocorre com a Nintendo, por exemplo, e com outros grandes nomes.
Entretanto, isso não impediu o lançamento de grandes clássicos naquele período. Assim, em 2023, eles completam 40 anos de existência. Por isso resolvemos fazer uma pequena homenagem a eles, relembrando seis jogos clássicos da época. Vamos nessa?
1. ‘Mario Bros’
Nessa edição de 1983, vemos nossos queridos personagens Mario e Luigi enfrentando as criaturas que habitam no esgoto e seus encanamentos.
Embora a produção possa ser descomplicada e extremamente fácil de jogar, ela também consegue atrair os jogadores e deixá-los viciados.
2. ‘Star Wars’
Atualmente, há várias produções do universo de “Star Wars”, isso não significa que há quarenta anos o público não curtia essa incrível franquia, muito pelo contrário. Não é à toa que a produção cinematográfica foi uma das primeiras a receberem adaptações para games.
O jogo em questão era referente a uma espécie de simulação, na qual havia vários gráficos do estilo vetorial tridimensional, uma referência ao ataque do episódio 4 da franquia. E tudo isso em primeira pessoa.
3. ‘Frostbite’
Aqui, temos um game com uma ideia bem inovadora para a época, no qual o jogador tinha a missão de construir um iglu para seu avatar, a fim de que ele não morresse depois da temporada de frio.
Embora possa parecer fácil, essa missão era acompanhada de muitos desafios que acabavam dificultando a vida de quem estivesse controlando.
Ele é semelhante a “Mario Bros.”, que parece ser chato ou desinteressante por ser simples demais, porém, consegue viciar qualquer um.
4. ‘Didi na Mina Encantada’
Naquela época, um dos programas de televisão mais famosos e adorados do Brasil era “A Turma do Didi”, que passava ao meio-dia, nos domingos. Em razão da grande popularidade do programa, ele acabou se tornando o personagem central de um game chamado.
Essa era uma estratégia executada pela companhia Phillips, que pegava imagens de personagens populares de determinado país e adicionava aos games para conseguir atrair mais clientes.
5. ‘Seaquest’
Um dos primeiros títulos lançados pela Activision, o game tinha como objetivo fazer o jogador conseguir desviar seu submarino de determinados objetos e conseguir coletar outros, como era o caso dos mergulhadores que podiam ser encontrados em várias profundidades.
6. ‘Enduro’
Por último, porém, não menos importante, temos um jogo de corrida. Mas o que mais se levava em consideração não era a velocidade, e sim o tempo que o jogador conseguia manter seu avatar enfrentando muitas dificuldades ao longo do trajeto.
Os desafios incluíam passar por neve, calor, entardecer, anoitecer e, por fim, o amanhecer.
E aí, qual foi ou é o seu favorito? Conte nos comentários!