Manuscritos medievais revelam como as pessoas viam os gatos antigamente

Os gatos dividiam a opinião das pessoas naquela época. Saiba mais!

Os gatos são animais muito queridos por diversas pessoas, apesar do cão ainda ser considerado o melhor amigo do homem. Porém, na época da Idade Média, os bichanos também eram ligados a assuntos como feitiçaria e paganismo. Ou seja, as pessoas possuíam uma certa desconfiança com estes animais inofensivos.

Alguns manuscritos medievais possuem imagens dedicadas a estes animais. Ao observá-los com atenção, é possível notar que as escritas em relação aos gatos estão sempre em um contexto mais engraçado, geralmente. Eles também eram conhecidos como um elemento importante da vida na idade medieval.

A presença dos gatos em manuscritos da Idade Média

Naquela época, os status das pessoas eram reconhecidos através de seus animais de estimação. As pessoas que possuíam macacos, por exemplo, eram conhecidas como exóticas e ricas. Assim, os pets se tornaram uma forma de identificar as pessoas da nobreza, pois cuidar de um animal significava ter um certo status social.

Também era muito comum ver animais de estimação em lugares domésticos, participando ativamente do ambiente em que se encontravam. Os gatos costumavam ser um dos animais de estimação mais bem aceitos na Idade Média.

No século 13, frequentemente os gatos eram tratados como nobres, pois as pessoas realmente cuidavam desses animais de estimação. Os gatos também serviam como uma companhia para seus donos, e estavam sempre junto deles.

Os bichanos também eram encontrados em várias imagens medievais, tanto da igreja quanto do satanismo. Imagens de freiras acompanhadas de gatos também foram encontradas.

Em relação ao satanismo, admirava-se a astúcia que estes animais possuem, ainda mais quando se trata da caça de outros animais, principalmente os ratos.

Por este motivo, algumas pessoas possuíam certas desconfianças com os gatos, e também não costumavam considerá-los como animais religiosos. Porém, os gatos sempre foram bem cuidados pela sociedade em si, principalmente nos lares medievais.

você pode gostar também