Quanto tempo você passa no Instagram? Rede vem ganhando atenção dos brasileiros
Em comparação ao WhatsApp, o Instagram vem ganhando preferência entre os brasileiros.
De acordo com a última pesquisa sobre o Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp perdeu a liderança dos aplicativos mais usados pelos brasileiros. O primeiro colocado, desta vez, é o Instagram, no qual 35% dos participantes relataram passar a maior parte do seu tempo.
No ano de 2021, essa porcentagem representou apenas 27% do total de entrevistados. A seguir, entenda mais sobre o aumento desse vício no Instagram por parte dos brasileiros.
Por que as pessoas passam mais tempo no Instagram?
Essa rede social, que tem sua base construída em fotos e vídeos, surgiu em 2010, como criação dos engenheiros de software americano Kevin Systrom e brasileiro Mike Krieger.
Em 2011, estava disponível na Apple Store, e em 2012 houve o lançamento da versão para Android. Nesse mesmo período, o Instagram foi adquirido pelo Facebook.
Assim, teve uma ascensão rápida. Sendo que, atualmente, ela conta com 500 milhões de usuários, sendo 7% de contas brasileiras.
Além do número de seguidores contar para a popularidade da conta do usuário, existem muitos recursos que ajudam no engajamento. Um deles são as hashtags, que ajudam as pessoas a encontrarem posts de um assunto específico.
Mesmo sendo o mais usado pelos brasileiros, quando observamos os rankings de buscas, ele ainda está em segundo lugar (19%) quando comparado com o WhatsApp (54%). Logo em seguida estão o Facebook e o YouTube, com 5% e 3%, respectivamente.
A pesquisa em questão entrevistou uma amostra de 2.039 pessoas com faixa etária de 16 anos ou mais. Os participantes deveriam ter usado um smartphone entre 9 e 21 de novembro para responder ao questionário.
Perfil
Ainda na pesquisa, constatou-se que esse aplicativo é o favorito entre as mulheres (41%) e os jovens (45%), porém apresentou uma queda nas outras faixas etárias, de 30 a 49 anos (35%) e nos usuários acima de 50 anos (21%).
Por fim, parece que o principal fator associado ao maior tempo dos brasileiros no Instagram foi devido ao recurso dos Reels. O lançamento dessa ferramenta teve como objetivo atrair os usuários das redes do TikTok e Kwai.