Como a Terra seria se girasse em uma inclinação de 90 graus?
Caso isso acontecesse, as plantas teriam um crescimento jamais visto. Já para os seres humanos, a mudança não seria nada positiva.
Para quem não sabe, o planeta Terra gira em torno de seu eixo em uma inclinação de aproximadamente 23,5 graus. Sendo assim, isso significa que não estamos “retos” dentro do universo. Para os especialistas, provavelmente, algum impacto no Sistema Solar contra o planeta tenha feito com que a Terra ganhasse esse ângulo.
Já parou para pensar no que aconteceria se o nosso planeta girasse de lado em uma inclinação de 90 graus? Se fosse assim, a Terra seria muito diferente do que sabemos hoje em dia.
A diferença mais severa causaria as mudanças sazonais durante todo o ano, que mudaria quais países teriam neve no inverno e quais regiões seriam mais quentes, ou seja, alguns países como Estados Unidos ou Chile talvez não nevariam e o Brasil não seria um país tropical.
Além disso, algumas partes da Terra receberiam luz solar 24 horas por dia, mas isso já acontece em alguns lugares do mundo por conta da inclinação atual. Porém, a inclinação de 90 graus colocaria, por exemplo, os Estados Unidos nessa situação, fazendo que mude completamente a forma como humanos e a vida selvagem se reproduzem, já que os animais teriam que utilizar a luz extra para se alimentarem mais.
Essa grande mudança também causaria muitos estragos irreversíveis no gelo do polo Norte, causando graves inundações nas cidades costeiras pelo mundo todo.
Para os seres humanos, essas mudanças causariam muitas dificuldades. Nossa evolução foi feita para sermos mais ativos durante o dia e para descansar à noite.
Com a exposição sem pausa ao sol, nosso corpo pararia de produzir o hormônio melatonina que precisamos para dormir e fortalecer as emoções positivas enfraquecer as negativas.
Com isso, ocorreriam casos de privação do sono, depressão, ansiedade e de transtorno afetivo sazonal.