Sofre por dormir mal? Veja 4 segredos que resolvem esse problema!
Uma pesquisa identificou 4 pontos que podem ajudar todos a dormirem bem e a acordar com a disposição nas alturas!
Sabe dizer quais fatores são responsáveis por garantir uma boa noite de sono que fará você acordar no dia seguinte revigorado, bem disposto e com um nível de atenção às tarefas diárias alto?
Para descobrir as respostas a essas perguntas, um grupo de pesquisadores analisou os padrões de sono de 833 voluntários, sendo a maioria deles irmãos gêmeos — fator que permitiu aos estudiosos focar apenas nas mudanças de hábitos e seus efeitos no organismo.
O estudo durou duas semanas, e nesse período os voluntários colocaram em prática certas mudanças na sua rotina e alimentação.
Portanto, para garantir a exatidão dos resultados, cada participante usava um relógio que monitorava o sono, nível de açúcar no sangue (glicose) e registrava as atividades físicas. Junto a esse registro, os voluntários também avaliavam como sentiam-se em cada período do dia.
Mudança de hábitos
E assim o a pesquisa concluiu que, mudando alguns hábitos, qualquer pessoa pode dormir bem e acordar com disposição.
1. Perfil do sono
Uma das primeiras coisas apuradas é algo lógico: dormir mais e acordar mais tarde possibilita um despertar mais suave. Segundo a pesquisa, a eficiência e duração do sono tem ligação direta com a maneira como nos sentimos pela manhã.
2. Atividades físicas
Além disso, algo que ajuda a ter um sono de qualidade é realizar exercícios durante o dia. Mas é importante lembrar que a atividade física deve ocorrer durante o dia para ter um efeito positivo sobre o sono.
Altos níveis de atividade podem proporcionar um sono contínuo e livre de interrupções. Como resultado disso, a pessoa acorda mais alerta.
3. Café da manhã
A pesquisa também descobriu que o que consumimos no café da manhã tem relação direta com a nossa disposição. Para ficar mais alerta, é indicado iniciar o dia ingerindo alimentos ricos em carboidratos.
O estudo descobriu também que uma alta ingestão de proteína pela manhã pode resultar em um estado mais letárgico.
4. Açúcar
Enfim, o último ponto está relacionado aos níveis de glicose — ou açúcar — no sangue. Após o desjejum, níveis altos de açúcar deixam a pessoa menos disposta.
Esses quatro pontos levantados na pesquisa podem ser incluídos na rotina de qualquer pessoa, mas ainda existem alguns fatores que influenciam no padrão de sono e na disposição e que não podem ser mudados, como a idade e o humor.